Professores de línguas em formação inicial e a constituição da identidade de professor-autor

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Data
2025-08-01Autor
Santos, Aline Mackedanz dos
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A formação inicial é um contexto bastante explorado pelos pesquisadores ao
abordarem a identidade de professores de línguas. Isso acontece porque a formação
inicial é um espaço propício para o desenvolvimento de saberes constituintes da
identidade profissional (Dubar, 2005). A identidade do professor é formada por um
conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que recebe o nome de
saber docente (Tardif, 2014). Neste saber docente, encontra-se a autoria docente de
materiais didáticos, um saber experiencial estruturado por ao menos quatro
elementos: afetividade, criticidade, intencionalidade pedagógica e fluência
tecnológico-pedagógica (Alves, 2023). O professor precisa ter oportunidades de
elaborar e/ou adaptar materiais didáticos para desenvolver e mobilizar os quatro
elementos estruturantes da autoria e constituir a sua identidade de professor-autor.
Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar a percepção da constituição
identitária do professor-autor no contexto de formação inicial de professores de
línguas da Universidade Federal de Pelotas. O público-alvo foram alunos do 4º e 8º
semestres dos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Inglês e Respectivas
Literaturas e Letras - Português. Os projetos pedagógicos dos cursos e um
questionário semiaberto foram utilizados para a coleta de dados. A análise
documental foi utilizada para identificar as oportunidades de elaboração de materiais
didáticos presentes nos currículos. Enquanto isso, a análise de conteúdo serviu para
identificar os saberes estruturantes da autoria docente nas narrativas e, também,
para compreender as percepções dos participantes quanto à própria autoria. A
pesquisa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva qualitativa e envolveu os
dados de vinte e oito participantes. Os resultados apontam a existência de espaços
de autoria nos projetos pedagógicos investigados. Porém, enquanto a licenciatura
dupla concentra esses momentos nas disciplinas de estágio, a licenciatura simples
dilui as oportunidades ao longo do curso. Ademais, percebeu-se que todos os
participantes mobilizam algum dos quatro saberes estruturantes da autoria docente,
sendo a intencionalidade pedagógica e a fluência tecnológico-pedagógica os mais
presentes nas narrativas. Por fim, os resultados ainda mostram a existência de
professores-autores entre os participantes, mas uma baixa identificação dos
professores em formação com este papel. Desta forma, este estudo busca contribuir
para as discussões relacionadas ao desenvolvimento da identidade docente, em
especial à identidade de professor-autor, na formação inicial de professores de
línguas.