• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Da aparência à essência, da passividade à resistência, as visões da Base Nacional Comum Curricular em uma Escola do Campo no município de Piratini/RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Mari_Janke_Tese.pdf (4.939Mb)
Data
2025-08-15
Autor
Janke, Mari Regina Rocha
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Na presente tese de doutoramento tem-se como objetivo compreender as modificações e os ajustes que são produzidos na organização do trabalho pedagógico dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental a partir da implantação da BNCC. A pesquisa foi fundamentada no marco teórico epistemológico do materialismo histórico dialético, a partir de uma pesquisa participante, por entender que a construção dos saberes se faz em via de mão dupla, tanto da pesquisadora como do corpo docente que está inserido nessa realidade conjectural. A pesquisa foi realizada no município de Piratini/RS, e teve como lócus da investigação foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dr. Vieira da Cunha situada na zona rural, no 5° distrito, que agrega comunidades de assentados, quilombolas e pequenos agricultores. Na pesquisa de campo, foram analisados os documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Piratini que registraram o processo de implementação da BNCC no município, e foram realizadas entrevistas com os docentes da escola selecionada. Conclui-se que a Base, com um viés aligeirado na produção e na execução, repercutiu, significativamente, na organização das instituições de ensino, por ter um caráter obrigatório. O projeto neoliberal da Base cumpre o papel de manter o status quo hegemônico de perpetuação dos interesses capitalistas, com a precarização e a alienação do trabalho desenvolvido na escola e dentro da sala de aula; cria mecanismos de controle da ação docente, desintelectualização e padronização dos processos de ensino e aprendizagem. Não é ao acaso sua implementação, é proposital! Faz-se crucial um movimento contrahegemônico sobre os ditames e os impactos dessa normativas para a educação brasileira e, principalmente, para a educação do campo
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17725
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [807]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV