• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Justiça curricular: estudantes com deficiência e acessibilidade curricular - entre conversas e imagens

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Natalia_Cunha_Tese.pdf (6.460Mb)
Data
2025-05-08
Autor
Cunha, Natália Ferreira da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O direito à educação para todas e todos, indiscriminadamente, é um direito social positivado no ordenamento jurídico brasileiro. O desenvolvimento de pesquisas que envolvem o direito à educação e os estudantes com deficiência, todavia, ainda é incipiente no Brasil, especialmente na articulação desse direito ao currículo, a partir do reconhecimento da justiça curricular. Os dados estatísticos demonstram que o número de estudantes com deficiência que concluem o ensino superior não cresce proporcionalmente ao índice de ingresso desses estudantes nos cursos de graduação. Esta tese amplia as discussões relacionadas entre o direito e a educação, a partir do objetivo geral de compreender como o curso de graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas elabora seu currículo, para garantir a justiça e a acessibilidade curricular aos estudantes com deficiência. As bases teóricas são a concepção da Teoria Curricular Itinerante, formulada por João Paraskeva (2010, 2016, 2021), para discutir sobre o currículo a partir de uma teoria “outra”, democratizante, que desterritorializa a construção do conhecimento; o contexto da acessibilidade curricular toma por fundamento as contribuições de Hass e Baptista (2015), via pela qual desvelo pistas e possibilidades sobre a garantia da justiça curricular aos estudantes com deficiência, pronunciada especialmente a partir dos conceitos desenvolvidos por Jurjo Torres Santomé (2013, 2018b), Branca Jurema Ponce (2016, 2018) e R. Connell (2006); situo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito como políticas educativas diante do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball (2016). O percurso metodológico consiste em conversas, fundamentadas em Ferraço e Alves (2018) e Serpa (2018), com um grupo de estudantes com deficiência, os quais produziram imagens que são interpretadas nesta tese a partir dos estudos da cultura visual. Os procedimentos bibliográfico e documental também caracterizam as análises das Resoluções que determinam as DCNS dos cursos de Direito e no Projeto Pedagógico do Curso de Direito da UFPel. O caráter inovador da tese consiste na relação entre a produção dos dados de pesquisa, por meio das conversas e imagens criadas pelos estudantes, cotejados com o referencial teórico que sustenta a pesquisa. Os resultados apontam para a falta de cuidado à acessibilidade curricular na produção do currículo do curso investigado e para a ausência da temática no contexto da produção textual e na prática da política educativa.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17750
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [808]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Interdisciplinaridade: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio 

    Nogueira, Neslei Noguez (2018-08-31)
    Este trabalho estuda a presença dos conceitos de Interdisciplinaridade nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, com vistas a compreender as ...
  • Justiça curricular: o direito à educação a partir da acessibilidade curricular 

    Cunha, Natália Ferreira da; Leite, Maria Cecília Lorea (2023)
  • A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPel 

    Silveira, Lúcia Renata dos Santos (2022-03-03)
    Esta dissertação foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo geral identificar a ...

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV