O ideal e sua sombra: a concepção de formação (Bildung) na teoria estética de Winckelmann
Resumo
Partindo do pressuposto de que as imagens são essenciais aos processos formativos da qual a filosofia moderna alemã dedicou sua reflexão através do conceito de Bildung, o presente trabalho visa a partir da teoria estética de Johann Joachim Winckelmann (1717 - 1768) investigar tais processos de formação que circundam seus conceitos. Atribuindo a própria finalidade da arte como pedagógica, Winckelmann busca estabelecer a Grécia clássica como um parâmetro não apenas estético, mas também ético. Nesse sentido, a antiguidade grega servirá tanto como um ideal de representação estética como um arquétipo utópico da dimensão política e moral que se apresenta como necessidade de uma reforma cultural. O pensamento de Winckelmann identifica a arte de seu tempo como um reflexo da decadência cultural provenientes de uma arte gestada pela monarquia e pela Igreja, a antiguidade grega será a idealização máxima de uma moralidade inserida na própria imagem, a da grandiosidade da alma e da simplicidade nobre.

