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Gostou? Então te inscreve! Investigando dois canais do YouTube que ensinam Matemática em Libras

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Dissertação_Juliane Alves Ribeiro de Moura.pdf (3.512Mb)
Data
2025-07-11
Autor
Moura, Juliane Alves Ribeiro de
Metadata
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Resumo
As tecnologias digitais promovem novas maneiras de interação e divulgação de conteúdo. Nesse contexto, destacamos o YouTube, pela popularidade da plataforma de compartilhamento de vídeos, tanto direcionados ao entretenimento quanto pelo seu uso como recurso didático. Na plataforma são compartilhados vídeos de diversas áreas de ensino, incluindo a área da Matemática. Este estudo aborda o ensino de Matemática em Libras para crianças surdas nos canais MathLibras e Sala 8, do YouTube. O canal MathLibras propõe o ensino de Matemática e o canal Sala 8 desenvolve videoaulas para diversas áreas. Diante disso, esta pesquisa pretende responder ao seguinte questionamento: Quais as características e as contribuições dos vídeos dos canais MathLibras e Sala 8 para o ensino da Matemática aos estudantes surdos? Propõe-se neste estudo investigar a estrutura dos vídeos dos dois canais disponíveis no YouTube de forma a identificar elementos que podem contribuir para o ensino de Matemática para alunos surdos. O referencial teórico está dividido em dois eixos; o primeiro sobre educação bilíngue para surdos e a visualidade e o segundo sobre vídeos educacionais no ensino de Matemática e a Gramática Visual. Este estudo fundamenta-se nas concepções de Borges e Nogueira (2013), Lebedeff (2010), Perlin e Reis (2012), Grützmann, Lebedeff e Alves (2019), Strobel (2023), Rosado e Taveira (2022) e ainda Moran, Masetto e Behrens (2000) e Borba, Souto e Canedo Junior (2022). O percurso metodológico será de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva quanto aos seus objetivos. Em relação à metodologia de análise de dados, tem como base princípios da Análise de Conteúdo (Bardin,1977). Como resultados desta pesquisa, os vídeos analisados apresentam características que promovem a experiência visual, a proximidade com o universo infantil e o protagonismo da Libras alinhado ao ensino bilíngue para alunos surdos.
 
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18072
Collections
  • PPGEMAT: Dissertações e Teses [91]

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