Gostou? Então te inscreve! Investigando dois canais do YouTube que ensinam Matemática em Libras

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Data
2025-07-11Autor
Moura, Juliane Alves Ribeiro de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As tecnologias digitais promovem novas maneiras de interação e divulgação de
conteúdo. Nesse contexto, destacamos o YouTube, pela popularidade da
plataforma de compartilhamento de vídeos, tanto direcionados ao
entretenimento quanto pelo seu uso como recurso didático. Na plataforma são
compartilhados vídeos de diversas áreas de ensino, incluindo a área da
Matemática. Este estudo aborda o ensino de Matemática em Libras para
crianças surdas nos canais MathLibras e Sala 8, do YouTube. O canal
MathLibras propõe o ensino de Matemática e o canal Sala 8 desenvolve
videoaulas para diversas áreas. Diante disso, esta pesquisa pretende responder
ao seguinte questionamento: Quais as características e as contribuições dos
vídeos dos canais MathLibras e Sala 8 para o ensino da Matemática aos
estudantes surdos? Propõe-se neste estudo investigar a estrutura dos vídeos
dos dois canais disponíveis no YouTube de forma a identificar elementos que
podem contribuir para o ensino de Matemática para alunos surdos. O referencial
teórico está dividido em dois eixos; o primeiro sobre educação bilíngue para
surdos e a visualidade e o segundo sobre vídeos educacionais no ensino de
Matemática e a Gramática Visual. Este estudo fundamenta-se nas concepções
de Borges e Nogueira (2013), Lebedeff (2010), Perlin e Reis (2012), Grützmann,
Lebedeff e Alves (2019), Strobel (2023), Rosado e Taveira (2022) e ainda Moran,
Masetto e Behrens (2000) e Borba, Souto e Canedo Junior (2022). O percurso
metodológico será de abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva
quanto aos seus objetivos. Em relação à metodologia de análise de dados, tem
como base princípios da Análise de Conteúdo (Bardin,1977). Como resultados
desta pesquisa, os vídeos analisados apresentam características que promovem
a experiência visual, a proximidade com o universo infantil e o protagonismo da
Libras alinhado ao ensino bilíngue para alunos surdos.
