• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia - ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia - ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Implementação do Ensino Médio Gaúcho nas escolas estaduais de Pelotas: percepção dos professores de Educação Física e o im pacto na prática docente

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Larissa Frank.pdf (1.208Mb)
Data
2025-07-30
Autor
Hartwig, Larissa Frank
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar o impacto causado na prática docente dos professores de Educação Física a partir da implementação do Ensino Médio Gaúcho na cidade de Pelotas. A finalidade do Ensino Médio perpassa o desenvolvimento do aluno como pessoa humana. Esse propósito sinaliza que a escola se constitui em um ambiente de valorização do diálogo e da construção de soluções não violentas, por meio do respeito e da aceitação de si e do outro, entendendo a escola como uma extensão da sua realidade social, mas, sobretudo, com um olhar de respeito às diferentes realidades vividas e à diversidade social apresentada. Ademais, a terceira etapa da educação básica, caracterizada em seu artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), enfrenta há anos constantes mudanças voltadas às políticas educacionais. A mais recente, e também tema de discussão deste estudo, é a implementação do Novo Ensino Médio, denominado no estado do Rio Grande do Sul (RS) como Ensino Médio Gaúcho. A pesquisa foi realizada no município de Pelotas com professores atuantes no Ensino Médio, vinculados às escolas públicas estaduais da 5ª Coordenadoria Regional de Educação. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Para orientar a análise dos dados foi utilizada a perspectiva de Bardin, com base nos elementos que constituem a análise de conteúdo, onde no primeiro momento foi realizada a pré análise, que a partir de uma leitura flutuante dos materiais levantados (entrevista), foi possível realizar a definição do corpus da pesquisa. Para a exploração do material, foram sinalizadas as unidades de registros, que resultaram em ideias e temas comuns e que se sobressaíram nos textos analisados. Evidenciaram-se desafios significativos na prática docente, especialmente diante das exigências da Reforma. A ausência de formação específica comprometeu a compreensão e a operacionalização da nova estrutura curricular, impactando diretamente na eficácia do processo de ensino aprendizagem. Portanto, conclui-se que é imprescindível garantir às escolas melhores condições para que a implementação do novo currículo seja de fato efetiva, com investimentos em formação docente, infraestrutura adequada e valorização de todos os componentes curriculares, incluindo a Educação Física, cujo papel na formação integral e no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes precisa ser reconhecido.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18834
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [361]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV