A Vanguarda europeia e o ensino no Rio Grande do Sul: Repercussões de escolas centro-europeias de arquitetura no sul do país entre 1945 e 1951.

Visualizar/ Abrir
Data
2014-12-16Autor
Alquati, Paula Mello Oliveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A origem deste estudo residiu no interesse pelo ensino de arquitetura e sua renovação, que foi traduzido em questionamentos sobre as alterações na relação entre arquitetura e ensino promovidas pelo estabelecimento de um movimento moderno vinculado às vanguardas europeias. Objetivou-se avançar na compreensão das modificações da arquitetura no Rio Grande do Sul a partir do ensino promovido pelas escolas pioneiras do estado, com base na ideia de aproximação pela reinterpretação de métodos e práticas propostos pelas escolas da vanguarda europeia – representadas aqui pelos elementos extraídos da Escola de Artes e Ofícios de Viena e da Bauhaus. Para tanto, inicialmente abordou-se a renovação da arquitetura e do ensino no Brasil e no Rio Grande do Sul. Em seguida, foi evidenciada a transmissão de elementos de renovação da arquitetura através das escolas, tanto pelo exame de currículos – dos cursos da Escola Nacional de Belas Artes, da Escola Politécnica de São Paulo, do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul e da Escola de Engenharia de Porto Alegre – quanto pela apresentação de alguns métodos e práticas utilizados nos cursos do Rio Grande do Sul que pendessem para modernizações na compreensão da forma no ensino e na prática desta disciplina. Feito isso, foram investigadas as repercussões promovidas sobre os projetos arquitetônicos de estudantes e egressos dos dois cursos do Rio Grande do Sul, a partir da presença de elementos vinculados à constituição da forma que remetessem aos preceitos da historiografia moderna e das escolas de vanguarda europeias. Ao se observar o ensino, verificou-se um movimento de renovação curricular que se deu por fontes e matrizes distintas, mas que, ao final, conseguiu chegar a resultados semelhantes ou equivalentes, trazendo pontos comuns e que se apoiam nos preceitos das vanguardas europeias. Ao se analisar os produtos verificam-se expressões formais que se ancoram no movimento moderno, mas que possuem diferenças importantes em relação à qualidade final da forma obtida.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: