Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorDias, Kátia Helena Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:20:49Z
dc.date.available2013-07-30pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:20:49Z
dc.date.issued2012-03-30pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Katia Helena Rodrigues. Fotografias para memória: a Escola de Belas Artes de Pelotas através do seu acervo documental (1949-1973). 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1042
dc.description.abstractThe Pelotas School of Fine Arts (EBA) ran between the years 1949 to 1973, having been a pioneer in the formal teaching of fine arts in the city of Pelotas/RS. Throughout that period, the school generated a set of documents consisting of text documents and photos that compose the collection of Leopoldo Gotuzzo Museum of Art (MALG), an institution linked to the Arts Center (CA) of the Federal University of Pelotas (UFPel) that currently holds the custody and protection of those documents. This research has as main goal to systematize that collection, since it was not cataloged yet. The systematization of this set of documents, here called EBA Collection, takes in account conservation steps, processing information and accessibility. For the technical development of this research, studies of Belloto, Burgi, Cândido, Paes and Pavão are used. The photographic documents record classes, indoor venues and several happenings, such as social gatherings, exhibitions, graduation events and portraits. The text documents are made up mostly by administrative papers: meeting minutes, letters, statutes, memos, official letters, regulations and news. Therefore, according to the nature of the assembly, the methodology used was the documental analysis of case study of EBA Collection, which is regarded as an evocative of memories object, because while referring our thoughts to the past, the photography itself communicates and contributes to rethink and recreate past experiences, re-signifying them in the present. This work aims to systematize the collection, saving, organizing and keeping items to ensure better conditions of preservation. Then, information is processed towards its methodical organization. For this purpose, tables of photographic and textual elements are created, in which information is arranged according to the information content of each document. All of it with the main goal of preserving and communicating the history and memory of EBA, making the contents thus treated available to several other surveyseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectAcervospor
dc.subjectArquivopor
dc.subjectDocumentopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCollectioneng
dc.subjectFileeng
dc.subjectDocumenteng
dc.subjectPhotoeng
dc.subjectArt educationeng
dc.titleFotografias para memória: a Escola de Belas Artes de Pelotas através do seu acervo documental (1949-1973)por
dc.title.alternativePhotographs for memory: the School of Fine Arts of Pelotas through its documentary collection (1949-1973)eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5154931913101292por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4451406034191031por
dc.description.resumoA Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA) funcionou entre os anos de 1949 a 1973, tendo sido pioneira no ensino formal de artes plásticas na cidade de Pelotas/RS. Ao longo desse período, a escola gerou um conjunto documental composto por fotografias e documentos textuais que constituem o acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), instituição vinculada ao Centro de Artes (CA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atualmente detém a guarda e proteção desses documentos. A presente pesquisa tem como principal meta sistematizar esse acervo, uma vez que o mesmo não se encontrava catalogado. A sistematização desse conjunto documental, aqui denominado Coleção EBA, abrange etapas de conservação, tratamento da informação e acessibilidade. Para o desenvolvimento técnico da pesquisa utilizam-se publicações de Belloto, Burgi, Cândido, Paes e Pavão. Os documentos fotográficos registram aulas, ambientes internos e diversos eventos, tais como confraternizações, exposições, formaturas e retratos. Os documentos textuais são constituídos em sua maioria por papéis de cunho administrativo: atas, correspondências, estatutos, memorandos, ofícios, regimentos internos e notícias de jornal. Portanto, de acordo com a natureza do conjunto, foi utilizada como metodologia a análise documental a partir do estudo de caso da Coleção EBA, a qual é considerada como um objeto evocador de memórias, pois ao mesmo tempo em que remete nosso pensamento ao passado, ela, a fotografia, comunica e contribui para repensar e recriar experiências passadas, ressignificando-as no presente. Este trabalho objetiva sistematizar o acervo, conservando, organizando e acondicionando os itens de modo a garantir melhores condições de preservação. Em seguida, a informação é tratada com vistas à sua organização metódica. Para isso, criam-se tabelas de elementos fotográficos e textuais em que as informações são dispostas de acordo com os conteúdos informativos de cada documento. Tudo isto com o objetivo principal de preservar e comunicar a história e a memória da EBA, disponibilizando os conteúdos assim tratados às mais diversas pesquisaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Michelon, Francisca Ferreirapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem