Fotografias para memória: a Escola de Belas Artes de Pelotas através do seu acervo documental (1949-1973)

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Data
2012-03-30Autor
Dias, Kátia Helena Rodrigues
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Mostrar registro completoResumo
A Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA) funcionou entre os anos de 1949 a 1973,
tendo sido pioneira no ensino formal de artes plásticas na cidade de Pelotas/RS. Ao
longo desse período, a escola gerou um conjunto documental composto por
fotografias e documentos textuais que constituem o acervo do Museu de Arte
Leopoldo Gotuzzo (MALG), instituição vinculada ao Centro de Artes (CA) da
Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atualmente detém a guarda e proteção
desses documentos. A presente pesquisa tem como principal meta sistematizar esse
acervo, uma vez que o mesmo não se encontrava catalogado. A sistematização
desse conjunto documental, aqui denominado Coleção EBA, abrange etapas de
conservação, tratamento da informação e acessibilidade. Para o desenvolvimento
técnico da pesquisa utilizam-se publicações de Belloto, Burgi, Cândido, Paes e
Pavão. Os documentos fotográficos registram aulas, ambientes internos e diversos
eventos, tais como confraternizações, exposições, formaturas e retratos. Os
documentos textuais são constituídos em sua maioria por papéis de cunho
administrativo: atas, correspondências, estatutos, memorandos, ofícios, regimentos
internos e notícias de jornal. Portanto, de acordo com a natureza do conjunto, foi
utilizada como metodologia a análise documental a partir do estudo de caso da
Coleção EBA, a qual é considerada como um objeto evocador de memórias, pois ao
mesmo tempo em que remete nosso pensamento ao passado, ela, a fotografia,
comunica e contribui para repensar e recriar experiências passadas, ressignificando-as no presente. Este trabalho objetiva sistematizar o acervo, conservando,
organizando e acondicionando os itens de modo a garantir melhores condições de
preservação. Em seguida, a informação é tratada com vistas à sua organização
metódica. Para isso, criam-se tabelas de elementos fotográficos e textuais em que
as informações são dispostas de acordo com os conteúdos informativos de cada
documento. Tudo isto com o objetivo principal de preservar e comunicar a história e
a memória da EBA, disponibilizando os conteúdos assim tratados às mais diversas
pesquisas