Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRégis, Ana Manuela Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:31:41Z
dc.date.available2014-02-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:31:41Z
dc.date.issued2013-12-16pt_BR
dc.identifier.citationRÉGIS, Ana Manuela Farias. Arte têxtil e estesia: entrelaçamento, fios, pontos com a educação estética em oficinas de criação coletiva. 2013. 184 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1197
dc.description.abstractThis study is part of a research developed in the Visual Arts Postgraduate Program/ Master's degree of the Arts Center of the Federal University of Pelotas/ RS, in order to analyze how art teaching makes possible to question art as a form of expression. This study considers art as a body-subject relationship, using as methodology collective creation workshops, which confront the clutter that creating provides, make possible to poeticization the tiny, the anodyne, the garbage, the ordinary and what is not important in everyday life. Through the creation of poetic images is possible to work the unreasonable (Meira, 2007), the sensitive, therefore approaches to the craft. The author participated in the group exposing her trajectory, which identifies with the other participants of the workshops, composed mostly by students of Education and by artisans cooperative enterprises, without higher education. After concluding the Textile Art I/ II disciplines, the author realized that the craft was also part of her training as a teacher and artisan, so allowed to share her experiences in meetings. This way, the author understood the constitution of the body-subject when working with plots, lines and drawings. This study is based on works such as "Design + Craft: The Brazilian Path" of Adélia Borges, which presents a brief history of brazilian handicraft; "The Craftsman" and "Together", present the construction of what is the craft, under the gaze of Richard Sennett; from the aesthetic education standpoint, the author uses the work of Marly Meira: "Philosophy of Creation - Reflections on the meaning of the sensitive"; "Phenomenology of Perception" of Maurice Merleau-Ponty; "The sense of the senses: the sensitive education" of João Francisco Duarte Júnior, and "Emotions and language in Education and in Politics", of Humberto Maturana, who makes an analysis from the perspective of the sensitive being.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectArtesaniapor
dc.subjectEducação estéticapor
dc.subjectOficinas de criação coletivapor
dc.subjectTecelagempor
dc.subjectHandcraftingeng
dc.subjectAesthetic educationeng
dc.subjectCollective creation workshopseng
dc.subjectWeavingeng
dc.titleArte têxtil e estesia: entrelaçamento, fios, pontos com a educação estética em oficinas de criação coletivapor
dc.title.alternativeTextile art and aesthesis: entanglement, thread, points with the aesthetic education in collective creation workshopseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1093499017624373por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097por
dc.description.resumoEste estudo faz parte de uma pesquisa que se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Mestrado, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/RS, cujo objetivo é analisar como o ensino da arte possibilita problematizar a arte como forma de expressão. Este estudo considera a arte em uma relação corpo-sujeito, utilizando como metodologia a realização de Oficinas de Criação Coletiva, que confrontam a desordem que a criação traz, tornam possível a relação que poetiza o minúsculo, o anódino, o lixo, o vulgar, o sem importância de todo o dia. Por meio da criação de imagens poéticas, pode-se trabalhar o descabido (Meira, 2007), o sensível, razão pela qual se aproxima do artesanato. A autora participou do grupo trazendo sua trajetória, o que a identifica com os participantes das oficinas, constituídas, em sua maioria, por alunos em Pedagogia e por artesãs cooperativadas, sem formação superior. Após cursar as disciplinas de Arte Têxtil I e II, a autora percebeu que o artesanato também fez parte de sua formação como professora e artesã, possibilitando que compartilhasse suas vivências e experiências nas tramas. Dessa forma, foi possível compreender como se constitui um corpo-sujeito, quando trabalha-se com tramas, linhas e desenhos. O estudo fundamentou-se em obras como: Design + artesanato: o caminho brasileiro , de Adélia Borges, que apresenta uma breve história do artesanato no Brasil; O Artífice e Juntos , que apresentam a construção do que é artesanato sob o olhar de Richard Sennett; e sob o olhar da educação estética, a autora traz Marly Meira, com seu trabalho Filosofia da Criação. Reflexões sobre o Sentido do sensível ; Maurice Merleau-Ponty com Fenomenologia da Percepção ; O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível , de João Francisco Duarte Júnior; e Emoções e linguagem na educação e na política , de Humberto Maturana, que analisa sob uma ótica do Ser sensível.por
dc.publisher.departmentCentro de Artespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa dapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem