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dc.contributor.advisorZimmer, Paulo Dejalmapt_BR
dc.contributor.authorCirino, Jean Carlospt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:44:25Z
dc.date.available2012-06-28pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:44:25Z
dc.date.issued2010-12-20pt_BR
dc.identifier.citationCIRINO, Jean Carlos. Analysis of soy seeds market in Rio Grande do Sul. 2010. 33 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1347
dc.description.abstractThe soy beans market is adjusting a restructuring since the liberation of Roundup Ready® (RR) technology by federal government in Brazil. In the latest years, the sector started to increase the internal sales, through the agriculturists consciousness about the seeds, more productive and with higher technology than pirate seeds. However, the seed market, many times is evaluated through empirical numbers that end up not representing the exact tendencies of the sector. This study has as a goal a detailed evaluation of numbers that move this market. For this it was used as a reference basis two documents sent by seed farmers to the MAPA: the relation of fields for seeds production (RC), and the production and seeds business (MP). Both documents are processed by APASSUL according to the term of technical cooperation among MAPA(SEFIA/RS), CSM and APASSUL. The observed notes are about the crops in 2005/2006, 2006/2007 and 2007/2008. The results presented a growth in legal seeds production and business, confirming the growth in the sector. It was also possible to note the new breeders that have been growing in this market. About the cultivars usage, that previously, was restrict to some materials, the scenario shows an increasing stratification with similar tendency verified in the market participation as a breeder. Note that for every hectare approved less than a half ton of seeds is commercialized, and low level of marketing is the highest risk factor.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectSementes legaispor
dc.subjectObtentorespor
dc.subjectCultivarespor
dc.subjectCommercializationeng
dc.subjectLegal seedseng
dc.subjectBreederseng
dc.subjectCultivarseng
dc.titleAnálise do mercado de sementes de soja no Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeAnalysis of soy seeds market in Rio Grande do Suleng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790093Y9por
dc.description.resumoO mercado de sementes de soja está ajustando uma reestruturação, desde a liberação, pelo Governo Federal, da tecnologia RoundupReady® (RR)no Brasil. Nesses últimos anos, o setor começou a incrementar as vendas internas, através da conscientização dos agricultores, quanto ao uso de sementes, mais produtivas e com tecnologias superiores às sementes piratas. No entanto, o mercado de sementes, muitas vezes, é avaliado através de números empíricos, que acabam não representando as tendências exatas do setor. Neste sentido o presente estudo objetiva uma avaliação detalhada dos números que movimentam esse mercado. Para isso, utilizaram-se como base de referência, dois documentos encaminhados pelos produtores de sementes ao MAPA: a Relação de Campos para Produção de Sementes (RC) e o Mapa de Produção e Comercialização de Sementes (MP). Ambos os documentos são processados pela APASSUL, em função de termo de cooperação técnica entre MAPA(SEFIA/RS), CSM e APASSUL. As observações realizadas referem-se às safras 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008. Os resultados apresentaram um aumento na produção e comercialização de sementes legais, confirmando o crescimento do setor. Observou-se, também, que novos obtentores vêm ganhando mercado. Quanto ao uso de cultivares que, anteriormente, se restringia a algumas, o cenário aponta para uma crescente estratificação, com tendência semelhante à verificada na participação de mercado por obtentor. Nota-se que para cada hectare aprovado se comercializa na média menos de uma tonelada de semente, sendo o baixo índice de comercialização o fator de maior peso.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Agronomia Eliseu Macielpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementespor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTESpor
dc.publisher.countryBRpor


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