• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP
  • Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS
  • PPGCS: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP
  • Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS
  • PPGCS: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O discurso político na mídia televisiva: uma análise do segundo turno das eleições de 2008 para a Prefeitura de Pelotas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Mariana_Loureiro_Duarte_Bertinetti_Dissertacao.pdf (2.708Mb)
Data
2012-05-11
Autor
Bertinetti, Mariana Loureiro Duarte
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as construções discursivas dos candidatos a Prefeito de Pelotas, Fetter Júnior e Fernando Marroni, no segundo turno da eleição municipal de 2008, no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na mídia televisiva, especialmente relacionadas aos temas mais recorrentes na referida campanha: saúde e asfalto. O tema saúde, sempre destacado em campanhas eleitorais devido à importância na vida das pessoas, foi abordado de forma a ressaltar o que cada candidato fez enquanto esteve na posição de situação e o que seu oponente não realizou enquanto ocupou o cargo. Já o tema asfalto ganhou destaque devido a uma verba advinda de financiamento internacional, cuja autoria do projeto, bem como o seu conteúdo, foram o tema central dos discursos. Além de tentar compreender a prática articulatória usada por cada candidato para hegemonizar seu discurso e visualizar o corte antagônico existente, também são analisadas as estratégias retóricas utilizadas por cada um na tentativa de persuadir o eleitor telespectador. Para a análise em relação a estes temas, a pesquisa tem como principal referencial teórico os conceitos de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe sobre teoria do discurso. Buscando apoiar o comportamento discursivo destes candidatos neste aporte teórico, o presente trabalho busca compreender não só a construção dos discursos, como também visualizar sua utilização especificamente na mídia televisiva. Esta dissertação como um todo, trata-se de um conjunto de teorias e análises empíricas que buscam aproximar as áreas de ciência política e comunicação social, de forma a dar uma visão geral da atividade do marketing político na construção de discursos para a televisão e, assim, colaborar com o entendimento desta temática tão presente nos processos democráticos contemporâneos
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1557
Collections
  • PPGCS: Dissertações e Teses [88]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV