• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP
  • Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS
  • PPGCS: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Instituto de Filosofia, Sociologia e Política - IFISP
  • Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS
  • PPGCS: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O discurso político na mídia televisiva: uma análise do segundo turno das eleições de 2008 para a Prefeitura de Pelotas

Thumbnail
View/Open
Mariana_Loureiro_Duarte_Bertinetti_Dissertacao.pdf (2.708Mb)
Date
2012-05-11
Author
Bertinetti, Mariana Loureiro Duarte
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as construções discursivas dos candidatos a Prefeito de Pelotas, Fetter Júnior e Fernando Marroni, no segundo turno da eleição municipal de 2008, no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na mídia televisiva, especialmente relacionadas aos temas mais recorrentes na referida campanha: saúde e asfalto. O tema saúde, sempre destacado em campanhas eleitorais devido à importância na vida das pessoas, foi abordado de forma a ressaltar o que cada candidato fez enquanto esteve na posição de situação e o que seu oponente não realizou enquanto ocupou o cargo. Já o tema asfalto ganhou destaque devido a uma verba advinda de financiamento internacional, cuja autoria do projeto, bem como o seu conteúdo, foram o tema central dos discursos. Além de tentar compreender a prática articulatória usada por cada candidato para hegemonizar seu discurso e visualizar o corte antagônico existente, também são analisadas as estratégias retóricas utilizadas por cada um na tentativa de persuadir o eleitor telespectador. Para a análise em relação a estes temas, a pesquisa tem como principal referencial teórico os conceitos de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe sobre teoria do discurso. Buscando apoiar o comportamento discursivo destes candidatos neste aporte teórico, o presente trabalho busca compreender não só a construção dos discursos, como também visualizar sua utilização especificamente na mídia televisiva. Esta dissertação como um todo, trata-se de um conjunto de teorias e análises empíricas que buscam aproximar as áreas de ciência política e comunicação social, de forma a dar uma visão geral da atividade do marketing político na construção de discursos para a televisão e, assim, colaborar com o entendimento desta temática tão presente nos processos democráticos contemporâneos
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1557
Collections
  • PPGCS: Dissertações e Teses [88]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV