O discurso político na mídia televisiva: uma análise do segundo turno das eleições de 2008 para a Prefeitura de Pelotas
Abstract
O presente estudo tem como objetivo principal analisar as construções discursivas
dos candidatos a Prefeito de Pelotas, Fetter Júnior e Fernando Marroni, no segundo
turno da eleição municipal de 2008, no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral
(HGPE) na mídia televisiva, especialmente relacionadas aos temas mais recorrentes
na referida campanha: saúde e asfalto. O tema saúde, sempre destacado em
campanhas eleitorais devido à importância na vida das pessoas, foi abordado de
forma a ressaltar o que cada candidato fez enquanto esteve na posição de situação
e o que seu oponente não realizou enquanto ocupou o cargo. Já o tema asfalto
ganhou destaque devido a uma verba advinda de financiamento internacional, cuja
autoria do projeto, bem como o seu conteúdo, foram o tema central dos discursos.
Além de tentar compreender a prática articulatória usada por cada candidato para
hegemonizar seu discurso e visualizar o corte antagônico existente, também são
analisadas as estratégias retóricas utilizadas por cada um na tentativa de persuadir
o eleitor telespectador. Para a análise em relação a estes temas, a pesquisa tem
como principal referencial teórico os conceitos de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe
sobre teoria do discurso. Buscando apoiar o comportamento discursivo destes
candidatos neste aporte teórico, o presente trabalho busca compreender não só a
construção dos discursos, como também visualizar sua utilização especificamente
na mídia televisiva. Esta dissertação como um todo, trata-se de um conjunto de
teorias e análises empíricas que buscam aproximar as áreas de ciência política e
comunicação social, de forma a dar uma visão geral da atividade do marketing
político na construção de discursos para a televisão e, assim, colaborar com o
entendimento desta temática tão presente nos processos democráticos
contemporâneos