O Patronato Agrícola Visconde da Graça em Pelotas/RS (1923-1934): gênese e práticas educativas
Resumo
Esta pesquisa, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de Filosofia e História
da Educação, tem como enfoque principal a educação em Pelotas-RS no início
do século XX, analisando, especificamente, uma instituição escolar: o
Patronato Agrícola Visconde da Graça. A investigação foi realizada por meio de
uma abordagem sócio-histórica, utilizando a análise documental, cujas
principais fontes foram os Relatórios Anuais e Fichas dos Alunos da Instituição,
o jornal pelotense Diário Popular, o Almanaque de Pelotas, o Almanaque
Correio do Povo (da cidade de Porto Alegre/RS) e as Leis e Decretos do Brasil
referentes aos Patronatos. Dessa forma, visa analisar a gênese, as práticas
educativas e o perfil dos alunos do Patronato. O embasamento teórico levou
em consideração alguns discursos sobre modernização agrícola, ensino
profissional e políticas médico-higienistas, e enfatizou a educação que era
destinada à população mais pobre no Brasil. Os elementos de pesquisa
levaram a concluir que o Patronato de Pelotas foi uma instituição que aglutinou
alunos de toda a região sul do Rio Grande do Sul. Administrou práticas
educativas rígidas, voltadas ao aprendizado para o trabalho profissional
agrícola e cívico. Dessa forma, muitos alunos evadiam, ou para ajudar no
sustento familiar ou porque não conseguiam se adaptar às normas
disciplinares. Assim, atendeu de forma precária à formação de educação
profissional, mas foi e continua sendo uma Instituição que garante o estudo em
regime de internato de uma ampla gama da população desta região