Faculdade de Educação - FAE
As informações contidas nessa comunidade podem ser utilizadas em trabalhos acadêmicos, desde que a fonte seja citada, preservando assim os direitos dos autores.
Sub-communities within this community
-
Hisales: História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares [31]
O Hisales é um centro de memória e pesquisa, constituído como órgão complementar da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). -
Pós-Graduação em Educação - PPGE [668]
Especialização, mestrado e doutorado -
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM [132]
Mestrado profissional
Recent Submissions
-
Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba
(2021-04-29)Esta tese problematiza a seguinte questão: Por quais caminhos é possível pensar a escrita de pesquisa tendo a escultura como fio condutor? Ela parte dos pressupostos metodológicos da proposta de “surrealização da escrita ... -
Práticas renovadas em educação: da compreensão à expressão musical através do ensino do piano
(2020-12-21)A presente dissertação vai apresentar as práticas de ensino-aprendizagem do piano de cada uma das professoras Sodrelina Hallal e Yara Cava da cidade de Pelotas, e evidenciar as experiências que se entendeu significativas ... -
Racismo, educação e a construção identitária de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental
(2021-01-12)A presente pesquisa em educação versa sobre a construção da identidade racial de jovens negras de uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Pelotas. A investigação, de natureza qualitativa, priorizou a escuta ... -
Educação em direitos e defensoria pública: ausências e emergências no cotidiano de atendimento dos casos de família prestado às mulheres nas cidades de Santa Vitória do Palmar/RS e Manaus/AM
(2020-12-07)A educação em direitos, enquanto função institucional da Defensoria Pública, é reconhecida normativamente a partir do ano de 2009 e, desde então, apresenta crescente protagonismo nas atividades e nos discursos da e sobre ... -
Narrativas dos surdos idosos: subjetividade e vínculos culturais
(2021-06-14)A tese NARRATIVAS DOS SURDOS IDOSOS: subjetividade e vínculos culturais, produzida na Linha de pesquisa epistemologias descoloniais, educação transgressora e práticas de transformação, do Programa de Pós-Graduação em ... -
Formação humana e mediação imperfeita: uma filosofia da educação em Paul Ricoeur.
(2021-04-30)Trata-se de um estudo sobre a formação humana e a mediação imperfeita em Paul Ricoeur. Sustento a tese que a partir da mediação imperfeita é possível verificar que a filosofia de Ricoeur caracteriza-se enquanto formação ... -
O professor no curso de tecnologia em design de moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência
(2020-07-16)Este estudo buscou compreender as expressões de professores do curso de Tecnologia em Design de Moda (IFSul), quando instigados a falar sobre sua formação, suas experiências em sala de aula e sobre os conhecimentos necessários ... -
A Formação continuada docente nas escolas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino de São José (SC): uma educação integral é possível?
(2020-01-28)No cenário educacional brasileiro, as políticas para a educação integral têm sido discutidas em redes de ensino de nível federal, estadual e municipal, por meio do desenvolvimento de ações que ampliam as possibilidades de ... -
O papel político do trabalho docente e a justiça social no Instituto Federal Farroupilha em tempos de educação neoliberal
(2020-02-27)O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar, foi criado pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A educação profissional tem o trabalho como princípio educativo, a intervenção social ... -
A estética da existência nos romances de formação: o personagem Zezé, de José Mauro de Vasconcelos
(2019-12-13)A tese objetiva evidenciar a integração existente entre o conceito estética da existência, de Michel Foucault (1926-1984) e os romances de formação, também denominados Bildungsroman. Tomamos o conceito foucaultiano de ... -
A infância desvalida institucionalizada em Pelotas/RS: controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais – décadas de 1910 a 1940
(2020-02-21)Esta pesquisa, tem como enfoque o levantamento de aspectos políticos e administrativos que envolvem o acolhimento e instrução de meninos e meninas e as práticas de controle e de ordenamento social de crianças desvalidas ... -
A proposta de ensino do catecismo menor nas Escolas Paroquiais do Sínodo de Missouri no Brasil a partir da Revista Igreja Luterana (1940-1954)
(2020-08-12)Este trabalho problematiza a proposta de ensino do Catecismo Menor, escrito por Martinho Lutero, nas escolas paroquiais do Sínodo de Missouri a partir da análise da revista Igreja Luterana. O Sínodo de Missouri é uma ... -
“Devagarinho, eu vou conseguindo...”: trajetórias escolares de mulheres em uma escola pública de Pelotas/RS
(2020-08-31)O fracasso escolar enquanto campo teórico tem sido bastante explorado ao longo dos anos sob diversas perspectivas, entretanto, percebe-se uma lacuna quando se trata de uma efetiva construção de conhecimento sobre as ... -
Conhecimentos linguísticos na educação infantil: as atividades de sensibilização fonológica como contributo para aquisição do Sistema Notacional Alfabético
(2020-11-17)Esta pesquisa de doutorado dirigiu-se a aprendizagem reflexiva do Sistema Notacional Alfabético, doravante SNA, da Educação Infantil ao primeiro ano do Ensino Fundamental, com crianças de quatro a seis anos. A pesquisa, ... -
Modos de subjetivação em funcionamento nos discursos curriculares de escolas de surdos: o cidadão de direitos, o indivíduo não incapacitado e o sujeito-aluno
(2019-12-13)Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), na linha de Epistemologias Descoloniais, Educação Transgressora e Práticas de Transformação. A pesquisa investigou discursos de ... -
Rousseau e o exercício do filosofar.
(2022) -
A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de física para alunos surdos: o caso dos movimentos uniforme e uniforme variado
(2023-03-10)O presente estudo trata de uma pesquisa de dissertação do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCM). A metodologia de pesquisa classificada como Qualitativa, Estudo de Caso, a coleta de dados por ...