Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
Resumo
Esta dissertação de Mestrado, de abordagem qualitativa, objetiva apresentar, às
escolas e aos educadores de Ensino Fundamental, uma reflexão sobre a minha
prática como professora, potencializada nos estudos realizados no Mestrado, cujo
foco foi a valoração dos vínculos afetivos entre professores (as) e estudantes das
séries finais do ensino fundamental. Autores como Humberto Romesin Maturana,
Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva, Marcel Postic
foram adotados como referencial teórico por apresentarem rigor e zelo
epistemológico à dimensão afetiva nas relações pedagógicas e aos aspectos
relativos às contribuições do Imaginário à Educação. A matéria-prima da pesquisa
tem como essência a voz de estudantes da Escola Municipal Afonso Vizeu,
localizada no município de Pelotas RS, com a representação destes sobre o que
pensam a respeito dos vínculos afetivos entre estudantes e professores(as). Os
dados empíricos da dissertação resultaram da aplicação do uso das técnicas
Associação Livre de Palavras , desenho livre e fragmentos de escrita . Através da
análise foi desvelada a importância que os estudantes atribuem aos vínculos
afetivos no cotidiano escolar, principalmente, na figura de um professor amigo,
divertido, alegre, companheiro, que toca, que está próximo