Mostrar el registro sencillo del ítem
Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras
dc.contributor.advisor | Leite, Maria Cecilia Lorea | pt_BR |
dc.creator | Santos, Thais Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:47:40Z | |
dc.date.available | 2014-04-04 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:47:40Z | |
dc.date.issued | 2011-06-06 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Thais Figueiredo. Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1605 | |
dc.description.abstract | This research, which can be called as a literature review, has as its intention: to present the curriculum from different theoretical perspectives, discussing their intersections with knowledge, experience and democracy, to examine how the curriculum is discussed on Dewey's theory, and if there are similarities between John Dewey's ideas and conceptions of contemporary theorists of Curriculum Studies, based on the following question: How did John Dewey think the curriculum in his time, and how can we re-contextualize their ideas to think about curriculum today? It has studied the works Dewey published between the years of 1897-1902 (My Pedagogic Creed, The School and Society, and The Child and the Curriculum), a period that he put their philosophical and pedagogical ideas into practice in the Chicago Laboratory School. It was found that many of Dewey's ideas can be used to think the curriculum today, especially its relations with the educational experience, the school environment and Democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | John Dewey | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | John Dewey | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0032484580796048 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6507656416518174 | por |
dc.contributor.referees1 | Hypolito, Álvaro Luiz Moreira | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7674934224612535 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho, que pode ser denominado uma pesquisa bibliográfica, pretende: apresentar algumas perspectivas teóricas acerca do currículo, principalmente as que versam sobre o conhecimento, a experiência e a democracia; examinar como o currículo é problematizado na teoria deweyana; e averiguar se existem aproximações entre as ideias de Dewey sobre o currículo e as perspectivas contemporâneas sobre a mesma temática apresentadas neste trabalho. O estudo partiu do seguinte questionamento: Como John Dewey abordou o currículo em seu tempo, e como podemos recontextualizar suas ideias para pensar o currículo hoje? Estudaram-se as obras de Dewey publicadas entre os anos de 1897-1902 período em que colocou suas ideias pedagógicas e filosóficas em prática na Escola Laboratório de Chicago (Meu Credo Pedagógico; A Escola e a Sociedade; A Criança e o Currículo). Verificou-se que algumas das ideias deweyanas fornecem elementos para um questionamento do contemporâneo, sobretudo as relações entre currículo e experiência educativa, ambiente escolar e democracia. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Ficheros | Tamaño | Formato | Ver |
---|---|---|---|
No hay ficheros asociados a este ítem. |
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.