Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Maria Cecilia Loreapt_BR
dc.creatorSantos, Thais Figueiredo
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:40Z
dc.date.available2014-04-04pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:40Z
dc.date.issued2011-06-06pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Thais Figueiredo. Sobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obras. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1605
dc.description.abstractThis research, which can be called as a literature review, has as its intention: to present the curriculum from different theoretical perspectives, discussing their intersections with knowledge, experience and democracy, to examine how the curriculum is discussed on Dewey's theory, and if there are similarities between John Dewey's ideas and conceptions of contemporary theorists of Curriculum Studies, based on the following question: How did John Dewey think the curriculum in his time, and how can we re-contextualize their ideas to think about curriculum today? It has studied the works Dewey published between the years of 1897-1902 (My Pedagogic Creed, The School and Society, and The Child and the Curriculum), a period that he put their philosophical and pedagogical ideas into practice in the Chicago Laboratory School. It was found that many of Dewey's ideas can be used to think the curriculum today, especially its relations with the educational experience, the school environment and Democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectJohn Deweypor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectJohn Deweyeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleSobre o currículo escolar para John Dewey: uma leitura a partir de algumas obraspor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0032484580796048por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174por
dc.contributor.referees1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.description.resumoEste trabalho, que pode ser denominado uma pesquisa bibliográfica, pretende: apresentar algumas perspectivas teóricas acerca do currículo, principalmente as que versam sobre o conhecimento, a experiência e a democracia; examinar como o currículo é problematizado na teoria deweyana; e averiguar se existem aproximações entre as ideias de Dewey sobre o currículo e as perspectivas contemporâneas sobre a mesma temática apresentadas neste trabalho. O estudo partiu do seguinte questionamento: Como John Dewey abordou o currículo em seu tempo, e como podemos recontextualizar suas ideias para pensar o currículo hoje? Estudaram-se as obras de Dewey publicadas entre os anos de 1897-1902 período em que colocou suas ideias pedagógicas e filosóficas em prática na Escola Laboratório de Chicago (Meu Credo Pedagógico; A Escola e a Sociedade; A Criança e o Currículo). Verificou-se que algumas das ideias deweyanas fornecem elementos para um questionamento do contemporâneo, sobretudo as relações entre currículo e experiência educativa, ambiente escolar e democracia.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples