Professor do ensino superior : discutindo as necessidades de formação pedagógica

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Data
2011-10-11Autor
Carreño, Leidne Sylse S. de Mello
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O presente estudo teve como objetivo refletir e discutir a necessidade de
formação pedagógica de docentes universitários a partir das expressões de um
grupo de professores que atuam na Universidade Federal de Pelotas.
Percorreu-se o caminho da pesquisa lançando-se um olhar sobre as
expressões dos entrevistados a respeito de sua formação e os desafios que
enfrentam para ensinar. Partimos do pressuposto que há razoável consenso de
que para ser professor universitário é suficiente o domínio dos conhecimentos
de sua área específica e pouca valorização é dada aos conhecimentos de
cunho pedagógico. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi
estruturadas aplicadas a uma amostra de seis (6) professores dos cursos de
Arquitetura e Urbanismo e de Odontologia. As respostas foram analisadas à luz
do referencial teórico de Zabalza (2004); Marcelo Garcia (1999); Cunha (2000,
2004); Masetto, (1998, 2009); Pimenta e Anastasiou (2002), dentre outros. Os
resultados nos ajudaram a entender que mesmo que os profissionais atuantes
no ensino superior tenham formação em Cursos de Mestrado e/ou Doutorado,
eles estão pouco preparados para enfrentarem a complexidade da docência.
Percebemos também que esses profissionais tornam-se professores e
precisam de um tempo de docência para identificarem-se como professor