O letramento como rede: uma experiência na educação infantil
Resumo
A dissertação de mestrado aqui apresentada trata de refletir uma experiência
pedagógica realizada em uma escola de Educação Infantil de Pelotas, entre os anos
de 2002 e 2007. Tal experiência teve a preocupação de inserir as crianças em um
ambiente letrado de forma intencional, com a preocupação de não deixar de
proporcionar às infâncias que circulam em seu interior o contato com as várias
linguagens infantis. O conceito de letramento foi a base constitutiva das
interrelações pedagógicas. As crianças foram inseridas no universo da cultura
letrada que resultou no prazer e no hábito de viver o encantamento do mundo
letrado. Esse processo desencadeou, também, ações em relação à formação das
educadoras ao proporcionar algumas propostas pedagógicas permeadas de
práticas e eventos de letramento, vividos entre crianças e as educadoras em forma
de rede. A experiência pautou-se em princípios e categorias pedagógicas de Freire
e Freinet. O encontro com esses autores, na construção da proposta pedagógica da
escola, proporcionou um novo modo de enxergar o contexto social e educacional. O
estudo tem o aporte teórico de Soares, Kleiman, Britto, Faria, Street e Lahire