Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlein, Madalenapt_BR
dc.creatorValério, Raquel Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:43Z
dc.date.available2013-08-02pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:43Z
dc.date.issued2011-03-02pt_BR
dc.identifier.citationVALÉRIO, Raquel Coelho. As representações do crack de estudantes do ensino fundamental no município de Rio Grande-RS. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1615
dc.description.abstractThis scientific research aimed to investigate the representations of the crack of children and young elementary school students in Rio Grande, RS. The activities of field research was conducted in two stages, namely: I) The application of a questionnaire to a class of fifth grade at a public school, b) assembling a group of Workshops Theatre, composed of students different public schools, using audiovisual record of theatrical sketches created. Questionnaires and theatrical sketches, were analyzed in the Theory of Representations and the contributions of Henri Lefebvre. As the survey results and discussions on the representations found in relation to crack, it was possible objectivations, which indicate that the subjective process media are acting in instituting the hegemonic paradigm of the war on drugs, which anchors images in and around the crack, linking them with images of violence and social stereotypes. In that sense, this research found that users are represented by children and young people as drug addicts, while customers of drug pushers. However, without being criminalized, but represented either as individuals subject to social and medical intervention, sometimes liable to social degeneration and violence. And, as the main finding, the survey shows that the image of the money was perceived as being anchored near the core generator of representations, promoting ethical and moral conflicts in relation to the crack in everyday life, with the imagery and attitudes represented by the studentseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCrackpor
dc.subjectDrogaspor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectCrackeng
dc.subjectDrugseng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectTheatreeng
dc.titleAs representações do crack de estudantes do ensino fundamental no município de Rio Grande-RSpor
dc.title.alternativeThe crack representations of elementary school students in the city of Rio Grande-RSeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4877252499408320por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519por
dc.contributor.referees1Pino, Mauro Augusto Burkert Delpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569por
dc.description.resumopresente pesquisa teve como objetivo investigar as representações sobre o crack de crianças e jovens estudantes do Ensino Fundamental no município de Rio Grande, RS. As atividades de pesquisa de campo se realizaram em duas etapas distintas, sendo: I) A aplicação de um questionário junto a uma turma da 5ª série de escola pública; b) A montagem de um grupo de Oficinas de Teatro, composto por estudantes de diferentes escolas públicas, utilizando registro audiovisual de esquetes teatrais criadas. Os questionários e as esquetes teatrais foram analisados a luz da Teoria das Representações Sociais e das contribuições da de Henri Lefèbvre. Como resultados e discussões da pesquisa, nas representações encontradas em relação ao crack, foi possível perceber objetivações, as quais, indicam que os processo de subjetivação midiáticas estão, atuando de forma hegemônica instituindo o paradigma da guerra contra as drogas, o qual, ancora imagens do e em torno do crack, relacionando-as com imagens de violência e de estereótipos sociais. Nesse sentido, a presente pesquisa descobriu que os usuários são representados pelas crianças e jovens como drogados, ao mesmo tempo, clientes dos vendedores de drogas. Contudo, sem serem criminalizados, mas, representados, ora como sujeitos passíveis de intervenção social e clínica, ora, passíveis de degeneração social e de violência. Como principal achado, destaca-se que a imagem do dinheiro foi percebida, como estando ancorada junto ao núcleo gerador das representações, promovendo conflitos éticos e morais, em relação ao crack no cotidiano, junto ao imaginário e as atitudes representadas pelos estudantespor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples