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dc.creatorTeixeira, Vanessa Barrozopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:44Z
dc.date.available2013-12-30pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:44Z
dc.date.issued2013-03-25pt_BR
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Vanessa Barrozo. Escola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961). 2013. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1619
dc.description.abstractThe following dissertation aims to show how the School of Industrial Engineering emerged, (Escola de Engenharia Industrial EEI), the first institution of higher education in the city of Rio Grande, in the 1950s. The periodization of work is comprised from 1953 to 1961, as it is the time period in which the Foundation of the City of Rio Grande was created, the unit responsible for supporting the School of Industrial Engineering until mid-1960s, when the school was federalized, process which begins in 1961. In order to analyze the history of this teaching institution, there had to be a reconstruction of its early years, having as main source of information, the school culture preserved in its materiality in a variety of collections in the city of Rio Grande. In addition to the material sources, they were also conducted interviews with faculty members and students of early years of the School of Industrial Engineering, considering memory as a major source of documentation for this research. From the traces of this school culture, it was possible to recollect their first steps, addressing their spaces, professors, subjects, among many other aspects. It is worth noting the presence of some important characters in the history of the institution, emphasizing the figure of Eng. Francisco Martins Bastos, a key person, for the school could finally become a reality and launch the history of higher education in Rio Grande. His entrepreneurial nature along with his role as manager backed by the interest and investment from a group of individuals belonging to a highly educated social class and professionally stabilized, were all crucial to the emergence of this institution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectAcervos escolarespor
dc.subjectHistória das instituições escolarespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEscola de Engenharia Industrialpor
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectSchool collectioneng
dc.subjectHistory of Educational Institutionseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectSchool of Industrial Engineeringeng
dc.titleEscola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961)por
dc.title.alternativeEscola de Engenharia Industrial: a gênese do ensino superior na cidade do Rio Grande (1953-1961)eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1467903850539509por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5731658342862947por
dc.contributor.referees1Amaral, Giana Lange dopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo mostrar como se deu o surgimento da Escola de Engenharia Industrial (EEI), primeira instituição de ensino superior da cidade do Rio Grande, na década de 1950. A periodização do trabalho está delimitada de 1953 a 1961, por tratar do período em que é criada a Fundação Cidade do Rio Grande, entidade mantenedora da EEI até meados da década de 1960, quando a escola é federalizada, processo que inicia em 1961. Para poder analisar a história desta instituição de ensino foi preciso reconstruir os seus anos iniciais, tendo como principal suporte, a cultura escolar preservada em sua materialidade nos diferentes acervos na cidade do Rio Grande. Além das fontes materiais, também foram realizadas entrevistas com membros do corpo docente e discente dos primeiros anos da EEI, considerando a memória como uma importante fonte documental para esta pesquisa. A partir dos vestígios desta cultura escolar, foi possível rememorar seus primeiros passos, abordando seus espaços, professores, alunos, disciplinas, dentre tantos outros aspectos. É válido destacar a presença de alguns personagens importantes na trajetória da EEI, dando ênfase à figura do Engº Francisco Martins Bastos, personagem chave para que a escola pudesse enfim, se tornar uma realidade e dar início à história do ensino superior da cidade do Rio Grande. Sua perspicácia empreendedora atrelada ao seu papel de gestor, respaldado pelo interesse e investimento de um grupo de indivíduos pertencentes a uma classe social escolarizada e estabilizada profissionalmente, foram cruciais para o surgimento desta instituição.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Tambara, Elomar Antônio Callegaropt_BR


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