A recontextualização das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas e a reforma da Educação Profissional

Visualizar/ Abrir
Data
2013-03-27Autor
Palau, Roberta de Carvalho Nobre
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o processo de recontextualização da inserção das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas a partir da implantação do Decreto nº 2.208/1997. A intenção foi verificar que alterações ocorreram no currículo do curso e o que efetivamente o conceito de competências trouxe de mudanças na organização pedagógica dos professores no contexto da prática pedagógica. A pesquisa baseou-se em uma metodologia qualitativa e como instrumentos de investigação foram utilizados um questionário fechado e entrevista de oito professores, além de uma análise documental envolvendo o período de 1997 a 2010. As discussões e análise de dados foram feitas com base nas teorias de Basil Bernstein e Stephen Ball. Entre os principais resultados alcançados destaca-se o fato que os professores do Curso Técnico em Eletrônica, de uma forma geral, apresentarem uma grande resistência em relação às competências, o que é justificado pelos professores entrevistados pela forma com que ela foi introduzida na Educação Profissional, imposta pela legislação e, consequentemente, pela instituição de ensino. Verificou-se que embora as competências tenham trazido mudanças curriculares, estas, quando deslocadas do contexto de produção da política para o contexto da escola, foram amplamente discutidas e resignificadas na instituição, no currículo do curso e assim como também na organização pedagógica dos professores.