As mudanças curriculares no Curso Técnico em Agropecuária do CAVG produzidas pelas reformas de 1997 e 2004 e suas implicações na disciplina e no ensino de Física
Resumo
Esta dissertação analisa as mudanças curriculares e suas interrelações com o currículo e o ensino de Física no Curso Técnico em Agropecuária do Campus Pelotas Visconde da Graça (CAVG), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Pelotas, RS Brasil. O foco do trabalho se processa em decorrência das últimas reformas na legislação da educação profissional de nível médio a partir dos Decretos 2.208/97 e 5.154/2004, e do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), da Universidade Federal de Pelotas. Com base em uma abordagem qualitativa, a investigação utiliza como técnicas de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com 8 professores, 2 grupos de discussão com alunos concluintes do curso estudado e análise documental. Com isso, procurou-se observar e entender como os indivíduos se apropriam, dão significação e assimilam as reformas curriculares e como esses ajustes implicam e interferem na disciplina e no ensino de Física da Instituição. Pôde-se perceber que os professores responsáveis pelas Áreas Técnica e Propedêutica construíram significados diferentes em relação à reforma, que cada um dos grupos operou no sentido de manutenção do poder e da posição ocupada no interior do curso em questão. A recontextualização da política oficial em torno da construção de um Currículo Integrado acabou levando em conta a força da tradição do Curso, do currículo de Física e as peculiaridades locais, como, por exemplo, o PAVE. Abordo na análise todos esses aspectos apoiado num referencial foucaultiano em que as ações dos professores podem ser interpretadas como relações de poder em torno do currículo, tensionamentos em busca do direito de produzir verdades, de impor significados e subjetivações.