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A leitura sob a perspectiva filosófica transcendendo a semiformação do leitor contemporâneo: de Paulo Freire a Theodor Adorno

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Priscila Monteiro Chaves_Dissertacao.pdf (568.7Kb)
Data
2013-03-15
Autor
Chaves, Priscila Monteiro
Metadata
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Resumo
A presente dissertação de mestrado consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo primeiro discutir as contribuições advindas das reflexões de Paulo Freire e de Theodor Adorno ao processo de formação do sujeito-leitor. Sabendo que a leitura cultural ainda é bastante carente e constatando uma preocupante prontidão ao aceite tanto de uma técnica da lectoescrita com fim em si mesma, quanto dos produtos da Indústria Cultural, o legado de ambos autores foram pesquisados a fim de contrapor tais problemáticas. No primeiro capítulo o leitor encontrará as razões que justificam esta pesquisa, os objetivos e os caminhos pelos quais o tema foi abordado. No segundo capítulo é traçado um sintético panorama da leitura no contexto brasileiro, é explicitado o que se entende por sujeito-leitor e mencionadas as principais pesquisas que lançaram mão da Filosofia da Educação para falar de leitura. A partir da explicitação de tais dados e concepções, uma fração do legado de Freire compõe o terceiro capítulo, que apresenta-se dividido em três categorias: a) Letramento; b) Educação Popular e c) Cânone Literário. Por fim, no quarto capítulo são trazidas à discussão as categorias mais necessárias, do legado de Adorno, à compreensão da temática, também estruturado em três seções que buscavam dialogar com as primeiras, são elas: a) Fetiche pela técnica; b) Indústria Cultural e c) Semifomação. Para interpretar e problematizar importantes dados trazidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2008) e (2012), bem como para contrapor a concepção de leitura proposta pela ciência atual. A pesquisa traz como conclusão a inferência de uma semiformação do leitor contemporâneo, que se constitui nos moldes de uma educação utilitária, formando o leitor não-autônomo, preparado para adquirir os rudimentares conhecimentos das diferentes profissões que o sistema precisa, deixando de lado o caráter libertário e transformador da leitura.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1630
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

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