As tecnologias em uma escola pública rural: um desafio pedagógico
Resumo
Este trabalho teve por objetivo investigar entre os docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Armando Fajardo quais as dificuldades e as possibilidades para o uso dos computadores conectados a internet no trabalho pedagógico. A metodologia escolhida foi o estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de aplicação de questionários, realização de entrevista semi estruturada e de cinco encontros realizados com os quatorze professores participantes da pesquisa. O
desenvolvimento deste trabalho foi no decorrer do ano de 2011, partindo da seguinte problemática:- Por que o Laboratório Multimídia que está na escola não está sendo utilizado pelos professores? Os dados coletados evidenciaram que 50% dos quatorze professores, não utilizavam os computadores porque não sabiam trabalhar com os alunos utilizando tal ferramenta. Os dados também revelaram que os professores não consideravam o Laboratório Multimídia como uma prioridade para a escola. No desenvolver da investigação os professores se apropriaram da pesquisa e os alunos foram convidados a participar, emergindo assim, a primeira categoria: Os professores, os alunos e as tecnologias, da qual surgiram dados que sinalizaram que havia falta de espaços para o diálogo na escola e que a utilização dos computadores precisava ser entendida, refletida e sentida pelos alunos e professores. Outras duas categorias surgiram: a descoberta da comunicação na escola e a descoberta da pesquisadora. A pesquisa revelou que a utilização das tecnologias pelos professores e alunos perpassa as questões físicas e estruturais da escola, pois os processos e ferramentas presentes neste contexto estão enraizados no processo de comunicação, partilha e interlocução entre os sujeitos escolares.