dc.creator | Dariz, Marion Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:47:51Z | |
dc.date.available | 2014-01-02 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:47:51Z | |
dc.date.issued | 2013-04-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | DARIZ, Marion Rodrigues. Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1633 | |
dc.description.abstract | This research is in a pedagogical intervention, whose aim was to plan an educational video-interactive, implement it and evaluate the impacts of its use for learning a content Portuguese Language (instance of lexical ambiguity), in a class of 8th grade Elementary School to a public school in Pelotas. The video was developed in light of the Cultural-Historical Theory of Vygotsky. The evaluation of the intervention was through a qualitative procedure. Data for the evaluation were collected through the following instruments: observation, document analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the procedures of Discourse Textual Analysis (MORAES, 2003): a mix of content analysis and discourse analysis. The research findings suggest that the pedagogical intervention tool, for being attractive, with the use of sound, images and interaction, it was a mediator instrument able to provide the internalization of the content, contributing to the awareness of the concept worked, favoring teaching-learning and generating mental development. It is intended, therefore disclose this study so that other professionals can make use of this technological tool in their classrooms contributing to learning. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Vídeo educativo-interativo | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Teoria histórico-cultural | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ambiguidade lexical | por |
dc.subject | Educational video-interactive | eng |
dc.subject | Intervention | eng |
dc.subject | Cultural-historical theory | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.subject | Lexical ambiguity | eng |
dc.title | Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical | por |
dc.title.alternative | Vídeo educativo-interativo:uma intervenção à luz da teoria histórico-cultural para promover a aprendizagem da ambiguidade lexical | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5002141541491988 | por |
dc.contributor.advisorID | | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | por |
dc.contributor.referees1 | Sperotto, Rosária Ilgenfritz | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa constitui-se em uma intervenção pedagógica, cujo objetivo foi planejar um vídeo educativo-interativo, implementá-lo e avaliar os impactos de sua utilização para a aprendizagem de um conteúdo de Língua Portuguesa (ambiguidade lexical), em uma turma de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Pelotas. O vídeo foi elaborado à luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A avaliação da intervenção foi por meio de um procedimento qualitativo. Os dados para a avalição foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: observação, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas e foram analisados por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003): um misto de análise de conteúdo e análise de discurso. Os achados da pesquisa da intervenção pedagógica sugerem que a ferramenta, por ser atrativa, com o uso de som, imagens e interação, foi um instrumento mediador capaz de propiciar a internalização do conteúdo, contribuindo para a tomada de consciência do conceito trabalhado, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e gerando o desenvolvimento mental. Pretende-se, assim, divulgar este estudo para que outros profissionais possam fazer uso desta ferramenta tecnológica em suas salas de aula contribuindo para a aprendizagem. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Damiani, Magda Floriana | pt_BR |