Show simple item record

dc.creatorCardoso, Aliana Anghinonipt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:52Z
dc.date.available2014-01-03pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:52Z
dc.date.issued2012-11-20pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Aliana Anghinoni. Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissional. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1637
dc.description.abstractThis dissertation reports the results of an investigation which, focused on the research field concerning teacher knowledge, aimed at identifying which knowledge the teachers working on Professional Education mobilize, acquire and build along their careers as teachers. Considering that most teachers of technical subjects in Professional Education start their careers without having any previous formal preparation for the teaching practice. Nine subjects were interviewed with the purpose of understanding how they have become teachers, which difficulties they faced, what they learned and how, what knowledge they have and, mainly, what they think about the process which built the teachers they are today. Among the main results reached in the context of this research, we highlight the fact that the teachers interviewed understand that there were many factors which interfered in their teaching. However, they affirm that with the time and the practice they had they learned and are still learning to be teachers. They identify that the Professional Education is a specific type of education and to teach in such context it is necessary to have a considerable knowledge which, when interrelated, enable the teacher to reach his/her main purpose which is to teach a profession. Among the knowledge pointed out in this investigation the knowledge concerning teaching; concerning the way of being and acting; concerning the purposes of educational action and the professional work are the ones we highlight.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleProfessores? Sim! Os saberes docentes e os professores da Educação Profissionalpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5977904157818120por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4442388640917569por
dc.contributor.referees1Frison, Lourdes Maria Bragagnolopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997773314507845por
dc.description.resumoEsta dissertação relata os resultados de uma investigação que, situada no campo de pesquisa sobre os saberes docentes, objetivou identificar que saberes os professores que atuam na Educação Profissional mobilizam, adquirem e constroem ao longo de suas trajetórias como docentes. Considerando que a grande maioria dos professores das disciplinas técnicas da Educação Profissional inicia suas carreiras sem ter tido nenhum tipo de preparação formal para o exercício da profissão docente, foram entrevistados nove sujeitos com o intuito de compreender como se tornaram professores, que dificuldades enfrentaram, o que aprenderam, como aprenderam, quais são seus saberes e, principalmente, o que pensam a respeito do processo que os tornou os professores que são hoje. Entre os principais resultados alcançados no contexto desta pesquisa destacase o fato de que os professores entrevistados entendem que foram diversos os fatores interferiram na sua constituição como docentes, entretanto, afirmam que foi com o tempo e na prática que aprenderam e estão aprendendo a ser professores. Identificam que a Educação Profissional é uma modalidade específica de educação e que para ser professor dessa modalidade é preciso possuir um conjunto diverso de saberes que, relacionados entre si, possibilitam que o professor alcance o seu principal objetivo, que é o de ensinar uma profissão. Entre os saberes apontados pelos depoentes desta investigação figuram os saberes relativos ao ensinar; os saberes relativos ao ser e ao agir; os saberes relativos às finalidades da ação educativa e os saberes relativos à área técnica e ao mundo do trabalho.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Del Pino, Mauro Augusto Burkertpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record