• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

As representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio: investigando as comunidades virtuais do Orkut

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Alexandra Garcia Mascarenhas_Dissertacao.pdf (1.532Mb)
Data
2012-05-10
Autor
Mascarenhas, Alexandra Garcia
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta dissertação investiga as representações dos professores e estudantes sobre a Sociologia no Ensino Médio através das comunidades virtuais do Orkut. Para isso, tem como operadores de análise os conceitos de discurso em Michel Foucault e de representação em Stuart Hall. Também foram essenciais para esta pesquisa as noções sobre poder, saber, formações discursivas, regimes de verdade, enunciados, campo científico e habitus, estes dois últimos desenvolvidos por Pierre Bourdieu. O referencial teórico abordou a trajetória da disciplina no currículo escolar; das diretrizes do Ensino Médio às representações dos estudantes, incluindo as características das redes sociais virtuais e as comunidades virtuais, traçando também, a origem do conceito de comunidade. O capítulo sobre a metodologia narra o levantamento de dados em um meio virtual, a seleção das comunidades analisadas e dos sujeitos da pesquisa e a organização das categorias de análise e do corpus discursivo. A partir da análise de trinta e sete textos retirados de nove comunidades virtuais, sendo três de professores de Sociologia e seis de alunos, foram estabelecidos seis enunciados. Sendo eles: Dogmatismo como uma marca da Sociologia no Ensino Médio; a Racionalidade Instrumental da Educação, que versa sobre a utilidade dos conhecimentos sociológicos para a vida, para o vestibular/ENEM, ou para o trabalho; e os enunciados a trajetória da Sociologia como disciplina do Ensino Médio, os pressupostos metodológicos, as questões que remetem às licenciaturas em Ciências Sociais e os valores atribuídos aos diferentes campos científicos. O histórico de descontinuidades do ensino da Sociologia no nível médio parece ser uma das causas de alguns dos problemas enfrentados hoje pelos professores da disciplina, apontando para questões que envolvem as metodologias de ensino, a escolha de conteúdos programáticos e a bibliografia voltada para o Ensino Médio e a desvalorização das licenciaturas. A partir destes enunciados foi possível identificar os discursos que atravessam as representações dos professores e estudantes. Estes discursos, de uma forma ou de outra, colaboraram para que os professores e alunos formassem as representações que têm sobre a Sociologia como disciplina do Ensino Médio. Dos dados analisados nesta dissertação, provavelmente as questões que remetem às licenciaturas em Ciências Sociais e Sociologia são preocupantes. Uma Licenciatura em Ciências Sociais deve ter uma identidade própria para que os conhecimentos ali trabalhados sejam parte de um projeto que é formar um professor de Sociologia. Não um sociólogo, não um cientista social, não um pesquisador e, sim, formar um professor.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1641
Collections
  • PPGE: Dissertações e Teses [792]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV