Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBecker, Patrícia Tarouco Manettipt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.available2014-01-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.issued2012-09-24pt_BR
dc.identifier.citationBECKER, Patrícia Tarouco Manetti. A formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseau. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1644
dc.description.abstractThe present study, based on a bibliographical methodology, aims to discuss the contributions of Jean-Jacques Rousseau to the educative and formative processes in present days. For this purpose, we defend reflections adduced in the author s thought. First, we make a special distinction to the Genebrian thinker s history of life. Secondly, as from his books investigation, we expose the basis that subsidize human formation concept. With these information, humanizing aspects of formation in man s constitutive trajectory are discussed. The debate about questions related to formative processes in school are also brought. During this investigation development, based on rousseaunian theory, we observe the potentialities offered by Rousseau s educational philosophy in present days. The assertive becomes valid because his work represents a classic theory, which is able to overcome temporality and makes happen discussions in different contexts. Regarding to human formation, rousseaunian thought offers to the educative act a reflection about the necessity of comprehension that formation process involves family participation when it refers to human values, limits, morality in actions, in education through examples, since theses categories, facing what is presented in educational reality make potent (as historical horizon) an absolute fulfillment of human formation. The investigation s focus is to present the contributions of rousseaunian pedagogy to children formation, the one that will result in adults formation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupor
dc.subjectFormação humanapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJean-Jacques Rousseaueng
dc.subjectHuman formationeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA formação humana como ponto de confluência na Pedagogia de Rousseaupor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8408825982205045por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7408879749508088por
dc.contributor.referees1Ghiggi, Gomercindopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.description.resumoO presente estudo baseado em uma metodologia bibliográfica busca discutir as contribuições de Jean-Jacques Rousseau ao processo educativo e formativo na hodiernidade. Para tanto, sustenta-se nas reflexões aduzidas no pensamento do autor. Em um primeiro momento, faz-se um destaque especial à história de vida do pensador genebrino. Isto feito, a partir de uma investigação em suas obras, expõese os fundamentos que subsidiam o conceito de formação humana. De posse de tais informações, discute-se os aspectos humanizadores da formação na trajetória constitutiva do homem, debatendo, ainda, questões relativas aos processos formativos na escola. Ao desenvolver esta investigação, estribada na teoria rousseauniana, observa-se as potencialidades oferecidas pela filosofia do referido pensador na atualidade. A afirmação torna-se válida porque a obra de Jean-Jacques Rousseau constitui-se como apresentação da teoria de um clássico que, como tal, é capaz de superar a temporalidade e possibilitar discussões em diferentes contextos. No tocante à formação humana, o pensamento rousseauniano oferece ao ato educativo uma reflexão sobre a necessidade de que o processo formativo compreenda a participação da família, dos valores humanos, as normas, a moralidade nas ações, na educação pelo exemplo, pois os mesmos, diante do apresentado na realidade educacional, potencializam (enquanto horizonte histórico) a concretização de uma formação humana plena. O foco, portanto da pesquisa é apresentar as contribuições da pedagogia de Rousseau com vistas à formação das crianças, formação esta que reverberá na formação do cidadão adulto.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Neiva Afonsopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem