Show simple item record

dc.creatorGonçalves, Lílian Dillipt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.available2014-01-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:53Z
dc.date.issued2012-05-31pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Lílian Dilli. O processo e o significado de elaborar princípios de convivência do trabalho coletivo à humanização: diálogos com Paulo Freire. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1645
dc.description.abstractThis dissertation constitutes a study focused on the construction and reconstruction of principles of coexistence by the students of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Charqueadas Campus. The main objective of the investigation is to unveil the meaning of this collective construction process for learners. It is a qualitative study, which aims to interpret the reports given by the learners, relating their narrations to the theoretical support and the investigation problem as well. The data have been produced via a semi-structured interview, observing not only their answers, but also the students body language and behavior, conducting the data analysis based on the theoretical references of the humanizing education and collective work, taking into account, fundamentally, Paulo Freire s considerations. The investigation verified to what extent the collective work motivated the development of new relationships among them, besides confirming that the students involvement in the construction of the principles contributed to a new attitude towards disciplinary issues. This study seeks to contribute with the discussions on elaboration processes based on collective work with students. The findings point out the strengthening of the affective relations, the value given to collective work, the importance of the dialogue and of listening to others.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectPrincípios de convivênciapor
dc.subjectTrabalho coletivopor
dc.subjectEducação humanizadorapor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPaulo Freireeng
dc.subjectPrinciples of coexistenceeng
dc.subjectCollective workeng
dc.subjectHumanizing educationeng
dc.subjectDisciplineeng
dc.titleO processo e o significado de elaborar princípios de convivência do trabalho coletivo à humanização: diálogos com Paulo Freirepor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1927129165901450por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.contributor.referees1Peres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoEsta dissertação constitui uma pesquisa cujo foco é a elaboração e reelaboração dos princípios de convivência pelos educandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Charqueadas. O objetivo principal da investigação é desvelar o significado desse processo de construção coletiva para os educandos. É um estudo de abordagem qualitativa, que pretende interpretar os depoimentos dados pelos aprendizes, relacionando-os com o aparato teórico e o problema de investigação. Os dados foram produzidos através de uma entrevista semiestruturada, observando-se não só as respostas dadas aos questionamentos pelos educandos, mas também gestos e comportamentos dos sujeitos envolvidos com o estudo, realizando-se então, a análise dos resultados da pesquisa com base nos referenciais teóricos da educação humanizadora e do trabalho coletivo, centrada em Paulo Freire. A investigação verificou em que medida esse trabalho conjunto estimulou o desenvolvimento de novas relações entre eles, além de corroborar que o envolvimento dos estudantes na construção dos princípios contribuiu para uma nova atitude frente às questões disciplinares. Este estudo busca contribuir com as discussões sobre os processos de elaborações baseadas no trabalho coletivo com os educandos. Os achados apontam para o fortalecimento das relações afetivas, a valorização do trabalho coletivo, a importância do diálogo e de ouvir o outro.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Ghiggi, Gomercindopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record