A escola Normal em Canguçu: itinerário da primeira turma de formandas (1965-1970)
Resumo
O estudo tem como foco a primeira turma do Curso Normal de Canguçu, da Escola Franciscana Nossa Senhora Aparecida tendo como recorte temporal o período de 1965 a 1970, contexto em que ocorre a implantação do curso e formatura da turma. Começamos por uma contextualização do município de Canguçu apresentando a realidade educacional no período de análise. Seguindo por um retrospecto das instituições franciscanas até a chegada da ordem no município, enfatizando as condições em que se deu a instalação do curso normal. Apresentamos quem eram as alunas, bem como os primeiros profissionais que fizeram parte desta formação.
Analisamos o papel das matrículas das alunas, o currículo, o regimento, práticas intra e extramuros, passando pelo estágio e chegando ao dia da formatura. A turma representou um marco na educação do município e região, visto que foi a primeira escola de formação de professores no município, mantendo suas atividades até os dias de hoje, seguindo os ideais franciscanos. Para a realização deste trabalho
utilizamos pesquisa documental e história oral na tentativa de presentificar o passado ausente, buscando tecer os nexos, cruzando os fios de várias fontes, tramando a história da educação que ora apresentamos. Portanto a pesquisa constitui-se num importante marco na educação de Canguçu, sendo que esta primeira turma descortina a mudança na profissionalização do professor, elevando a qualidade do trabalho nas escolas.