Oficinas de jogos teatrais e suas repercussões em escolares
Resumo
Esta investigação teve como objetivo teorizar e analisar acerca de repercussões de um conjunto de Oficinas de Jogos Teatrais do qual participou um grupo de escolares de uma quarta série do ensino fundamental. Mais especificamente as repercussões foram avaliadas em termos do desenvolvimento de funções psicológicas superiores e do desenvolvimento de habilidades sociais. Utilizou-se como referencial teórico a metodologia do ensino de Teatro Jogos Teatrais de Viola Spolin e a Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com 19 crianças de uma escola pública da cidade de Pelotas no ano de 2010. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os alunos e professora da turma, de questionário respondido pelos pais, de portfólios elaborados pelos escolares e de observações e registros em caderno de campo. Os resultados sugerem que os estudantes exercitaram e desenvolveram funções psicológicas superiores, como atenção, concentração, tomada de consciência, abstração, memória sensorial e consciência corporal, assim como habilidades sociais como o respeito ao outro, o trabalho conjunto, a desinibição frente aos colegas e adultos e a relação entre gêneros. O trabalho pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre a importância do ensino de Jogos Teatrais na escola pública concernente ao desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes.