Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPinheiro, Cristiano Guedespt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:55Z
dc.date.available2014-01-07pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:55Z
dc.date.issued2013-03-27pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, Cristiano Guedes. Narrativas de educação e resistência: a prática popular griô. 2013. 189 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1654
dc.description.abstractThe dissertation Narratives of Education and Resistance: The Griot Popular Practice of Mrs Sirley, addresses the problem of a popular narrative as a process of education and resistance in our days. Based on the methodological assumptions of the case study, participant observation and narrative interview, the research deals with the following issue: can the practice of popular narratives, by means of a specific subject, be perceived as an educational and resistance process? In the context of this discussion, authors like Walter Benjamin, Homi Bhabha and Pedrinho Guareschi are used and read from the perspective of the Critical Pedagogy by Peter McLaren and Henry Giroux. At the end, the practice of storytelling griot is proposed as a process of education and resistance in the framework of a border pedagogy.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducação não-formalpor
dc.subjectNarrativas popularespor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectPedagogia da fronteirapor
dc.subjectGriôpor
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectPopular narrativeseng
dc.subjectResistanceeng
dc.subjectBorder pedagogyeng
dc.subjectGriot.eng
dc.titleNarrativas de educação e resistência : a prática popular griôpor
dc.title.alternativeNarratives of education and resistance: the griot popular practiceeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3263052229085335por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Jarbas Santospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.contributor.referees1Gill, Lorena Almeidapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6761690884628276por
dc.contributor.referees2Klein, Madalenapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519por
dc.description.resumoA dissertação Narrativas de Educação e Resistência: A Prática Popular Griô de Dona Sirley, problematiza uma prática narrativa popular enquanto processo educativo e de resistência na atualidade. Partindo dos pressupostos metodológicos do estudo de caso, da observação participante e da entrevista narrativa, a pesquisa trabalha com a seguinte questão: a prática das narrativas populares, através de um sujeito específico, pode ser apreendida como processo educativo e de resistência? No contexto dessa discussão são utilizados autores como Walter Benjamin, Homi Bhabha e Pedrinho Guareschi, aproximando-os da perspectiva da Pedagogia Crítica de Peter McLaren e de Henry Giroux. Por fim, propomos a prática da contação de histórias griô, como processo educativo e de resistência nos marcos de uma pedagogia da fronteira.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Bussoletti, Denise Marcospt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem