Inclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante.

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Data
2012-12-21Autor
Pinto, Thiago Medeiros Gonçalves
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A temática desta dissertação versa sobre a inclusão nas aulas de Educação Física. Para desenvolvê-la, do ponto de vista metodológico, amparado em princípios da pesquisa-ação, são realizadas reflexões sobre a prática pedagógica de um professor iniciante. O campo empírico é formado pelo conjunto de práticas pedagógicas na área da Educação Física que foram desenvolvidas ao longo de um período letivo em quatro turmas de séries finais do ensino fundamental de uma escola da rede
municipal do interior do estado do Rio Grande do Sul. O registro das práticas desenvolvidas foi documentado por meio da escrita de um diário de campo. Nele são descritos elementos da prática desenvolvida, especialmente aqueles que foram
organizados com a intenção de promover aulas inclusivas na escola. Para situar a discussão da temática inclusão no contexto da escola, o posicionamento e a concepção dos professores foram buscados mediante a aplicação de dois
questionários. A reflexão sobre a prática pedagógica foi realizada de forma articulada à condição de ser professor iniciante, embasada nos estudos sobre ciclo de vida docente. A discussão conceitual sobre inclusão, inserção e integração
sustenta o processo de análise das concepções dos professores da escola e a própria prática desenvolvida. A pesquisa mostra que o processo de construção de aulas inclusivas em Educação Física exige o movimento contínuo de reflexão e reorganização das práticas e atividades propostas, especialmente para garantir uma educação para todos. Nesse processo, desafios, erros, acertos e tentativas são
aspectos que caracterizam a ação docente do professor iniciante para realizar aulas inclusivas.