Docentes de música na educação básica: um estudo sobre identidades profissionais
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma se constitui a identidade profissional do educador musical nas escolas municipais de Pelotas/RS. Sua realização justifica-se na medida em que seus resultados contribuem para clarear as diversas dimensões da atuação profissional do educador musical na escola básica da região sul do estado, considerando as vivências e reflexões vividas num contexto social e cultural constantemente alterado. Para a sua realização, foi utilizada uma abordagem qualitativa e a coleta de dados feita através de entrevistas semiestruturadas. O campo empírico foram escolas públicas municipais de Pelotas, onde foi dada voz a dez professores atuantes de música. As bases teóricas para a análise foram a visão de Dubar (2005) sobre as identidades profissionais, bem como de autores como Nóvoa (1995, 1999) e Marcelo (2009), entre outros, que consideram as identidades enquanto móveis e complexas. Esses autores puderam compor, juntamente com os objetivos do trabalho, um diálogo lado a lado com as falas dos professores, os quais, através das suas narrativas, puderam contar sobre o que são, o que pensam ser ou ainda gostariam de ser. Primeiramente, são trazidas as trajetórias dos professores, entremeando-as com as identidades profissionais, sociais e pessoais, destacando a formação e inserção profissional dos docentes. Mais adiante, é especificada a identidade profissional docente, as atuações dos professores na escola básica, suas práticas, concepções e relacionamentos. Destaca-se, então, que as identidades profissionais docentes são construídas ao longo do tempo e permeadas pelos diferentes saberes dos professores, pelos aspectos emocionais e por outras dimensões além da escola, como a família e a sociedade. São evidenciados, ainda, a influência e o papel das dimensões coletivas e institucionais como elementos constituintes das identidades profissionais. Entre estes resultados, é importante destacar que a construção das identidades profissionais docentes é permeada de vários processos pelos quais os professores vêm-se transformando, seja através das experiências cotidianas, das decisões que tomam ou não, das práticas realizadas, das continuidades ou descontinuidades da vida profissional e pessoal. Cada um utiliza o que aprendeu, seus conhecimentos e saberes de formas diferentes. Isso ocorre a partir dos acontecimentos, das decisões e situações enfrentadas e todos estes sempre cruzados com os vários espaços da vida. Essas construções da identidade profissional não pressupõem apenas um acúmulo de experiências, como se tudo fosse sobreposto, mas são adaptações necessárias, tanto das vivências quanto dos próprios espaços onde estas ocorrem. As identidades profissionais são construídas a partir da significação social da profissão. Assim, a identidade profissional é uma das identidades destes atores, atravessada por pluralidades que perpassam a vida. O caráter dinâmico que envolve essa construção da identidade profissional docente agrega-os e torna-os semelhantes, mas múltiplos de diversidades, onde cada educador musical se compõe diferente do outro.