Mostrar registro simples

dc.creatorArriada, Adriane Benderpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:57Z
dc.date.available2014-01-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:57Z
dc.date.issued2012-06-12pt_BR
dc.identifier.citationARRIADA, Adriane Bender. Relação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianos. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1661
dc.description.abstractThis investigation analized my pedagogical practice in the teaching process as a distance learning tutor in the Federal University of Pelotas Herval Pole Distance Learning Pedagogy Course, throughout auto-formation and formation processes supported by digital technology. It had as a goal to identify, in the exercized pedagogical practice, the stablishment of dialogue, using, as analisys categories, the afectivity, the compromise and the rigorisity patterns, guided by the Freirian outlines, considering that the interaction with the studants ocurried virtualy. The data collection had as an instrument the use of narratives, oraly in the first moment, followed by the written narratives, elaborated by four studants of the CLPD course. After that, the explanation of how would be made the narratives and keep clear that the studants would explain their trajetory in the CLPD course, through the period in that I was the tutor, and explicite if our interaction provided the establishment of affective bounds, wich were fundamental for the dialogical pedagogical practice to take place in our virtual interaction and in our on-line relation. Through the data analysis I identified the viability and the stablishment of affective bounds, and the existence of a dialogue pauted pedagogical practice in the relation, not been absent the compromise in terms of rigorisity in my action with the studants, wich showed have been achieved the proposed goals.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectFreirepor
dc.subjectDiálogopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFreireeng
dc.subjectDialogueeng
dc.subjectAfectivityeng
dc.subjectTheacher formationeng
dc.titleRelação dialógica no processo de formação e autoformação na educação a distância: um estudo de caso a partir de pressupostos freirianospor
dc.title.alternativeDialogical relationship in the processor training and (self)training in distance education: a case study of the assumptions freirianseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1750992907152386por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.contributor.referees1Peres, Lúcia Maria Vazpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5496470672226677por
dc.description.resumoEsta investigação analisou minha prática pedagógica no trabalho docente como tutora a distância do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Pelotas no Pólo de Herval, em processos de formação e autoformação mediados por tecnologias digitais. Tendo como objetivo identificar na prática pedagógica exercida o estabelecimento do diálogo, utilizando como categorias de análise a afetividade, o compromisso e a rigorosidade, pautados em pressupostos freirianos, visto que, a interação com os educados se dava prioritariamente virtualmente. A coleta de dados teve por instrumento a utilização de narrativas, primeiramente oral, seguida pelas narrativas escritas, elaboradas por quatro educanda, do curso CLPD. Após a explanação de como seriam realizadas as narrativas e deixar claro que as educanda deveriam narrar sua trajetória no curso durante o tempo em que eu fui tutora e explicitar se nossa interação propiciou o estabelecimento de vínculos afetivos, fundamental para que a prática pedagógica dialógica estivesse presente em nossa interação virtual e como elas visualizavam nossa relação online. Nesse sentido, identifiquei a viabilidade e o estabelecimento do vínculo afetivo, da prática pedagógica pautada pelo diálogo, sem por isso estar ausente o compromisso e a rigorosidade na minha atuação com as educanda.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Ghiggi, Gomercindopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples