A escrita no contexto acadêmico: uma abordagem a partir das ideias de L.S Vygotski
Resumo
Apesar da existência de diversos estudos que revelam as dificuldades que os estudantes, pertencentes a diferentes níveis de ensino, apresentam para redigir seus textos e as tentativas de mudanças sobre essa situação, o problema ainda persiste. Assim, a partir desse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção pedagógica sobre o desenvolvimento da tomada de consciência e da capacidade de controle da escrita e sobre o emprego de funções psicológicas superiores, relacionadas a essa atividade, em um grupo de estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. O estudo foi amparado pelos preceitos da abordagem psicológica Histórico-Cultural e da Linguística Textual. A intervenção pedagógica foi realizada com base em processos interpsicológicos (VYGOTSKI, 1998) e na abordagem processual de texto. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de dezessete estudantes. Desse total, cinco constituíram o corpus deste estudo, cuja escolha não foi aleatória. O critério que utilizamos para a seleção dos estudantes foi a disponibilidade deles em contribuir com nosso estudo. A avaliação da intervenção ocorreu mediante a produção de dez textos, pertencentes ao gênero resumo; um questionário, aplicado pós-intervenção e entrevistas, realizadas antes e após a intervenção. Os resultados encontrados apontam que a intervenção pedagógica que realizamos propiciou aos acadêmicos que dela participaram a tomada de consciência acerca de elementos necessários à produção de textos escritos, bem como o desenvolvimento do controle sobre alguns desses aspectos. Os achados também revelam que as práticas de escrita desenvolvidas na intervenção pedagógica potencializaram o emprego de funções psicológicas superiores. Portanto, os resultados deste estudo sugerem que o ensino da produção de textos escritos, mediado pelos processos interpsicológicos e pela abordagem processual de texto, possibilita aos estudantes tornarem-se escritores mais proficientes.