Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Giana Lange dopt_BR
dc.creatorOliveira, Maria Augusta Martiarena de
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:04Z
dc.date.available2014-01-13pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:04Z
dc.date.issued2012-12-14pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de. Instituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910-1930): imagens e imprensa. 2012. 403 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1672
dc.description.abstractThis research is dedicated to analyze the school culture (institutions and school practices) which was used as elements of social distinction of pelotense elite, to comprove the modernity of the practices and institutions related to that group. For the achievement of this research we used written and iconographic sources, extracted from the city of Pelotas press and official documents. This research is developed about the 1910 to 1930 decades, a period characterized as a transitional context.. We realize that, at that juncture, the Pelotense elite used the educational institutions and their school practices as representations of educational and urban modernity. For realizing this research we found in the New Cultural History, especially Le Goff and Burke, a basis. For working with images we chose an approximation with authors who have worked with photos, such as Kossoy, Freund, Bauret, Fabris and Leite. The references used to assist in working with the press was, mainly, Luca and Bastos. On the history of educational institutions, school culture and school architecture, met basement, especially in Frago, Escolano, Julia, Werle, Magalhães and Bencostta. For the contextualization of the period studied, it was used, notably, Nagle, Carvalho, Faria Filho e Souza, at the national level, and Corsetti, Pesavento and Tambara in regional context. With respect to the concept of elite and distinction, we chose the approach of Bourdieu. The analysis of the sources coupled with theoretical allowed the perception of how certain practices, especially Scouting, exhibitions of handicrafts and civic events were used to update the elite pelotense s state in relation to modernity. Moreover, some institutions were directly linked to the ideology of the elite, such as the School of Agronomy and Veterinary. In this study, one notices a clear distinction between education and grassroots education elites. It is noteworthy, though, the role of philanthropy in visbilidade of that group.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInstituições escolarespor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectFotografiaspor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational institutionseng
dc.subjectSchool cultureeng
dc.subjectPresseng
dc.subjectPhotographseng
dc.titleInstituições e práticas escolares como representações de modernidade em Pelotas (1910-1930): imagens e imprensapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5041314532505554por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.contributor.referees1Arriada, Eduardopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594por
dc.contributor.referees2Tambara, Elomar Antonio Callegaropt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731658342862947por
dc.description.resumoEsta pesquisa dedica-se à análise da cultura escolar (instituições e práticas escolares), os quais foram utilizados como elementos de distinção social da elite pelotense, na busca em demonstrar a modernidade nas práticas e instituições relacionadas ao referido grupo. Para a realização de tal investigação, foram utilizadas fontes escritas e iconográficas, extraídas da imprensa da cidade de Pelotas e de documentos oficiais. O recorte temporal desta investigação se insere entre as décadas de 1910 e 1930, período caracterizado como um contexto de transição. Acredita-se que, nessa conjuntura, a elite Pelotense utilizou as instituições educacionais e suas práticas escolares como representações da modernidade educacional e urbana. Para a realização desta pesquisa buscou-se formar um referencial teórico embasado na Nova História Cultural, especialmente em Le Goff e Burke. Para trabalhar com imagens optou-se por uma aproximação com autores tais como Kossoy, Freund, Bauret, Fabris e Leite. Com relação à imprensa utilizou-se, principalmente, Luca e Bastos. Sobre a história das instituições educacionais, cultura escolar e arquitetura escolar, encontrou-se embasamento especialmente em Frago, Escolano, Julia, Werle, Magalhães e Bencostta. Para a contextualização do período estudado, utilizou-se, notadamente, Nagle, Carvalho, Faria Filho e Souza, em âmbito nacional, e Corsetti, Pesavento e Tambara, em âmbito regional. Com relação ao conceito de elite e distinção, optou-se pela abordagem de Bourdieu. A análise das fontes aliada ao embasamento teórico permitiu a percepção de como determinadas práticas, notadamente o escotismo, as exposições de trabalhos manuais e as festas cívicas foram utilizadas para afirmar a atualização da elite pelotense no que tange à modernidade. Além disso, algumas instituições encontravam-se diretamente ligadas ao ideário da elite, como por exemplo, a Escola de Agronomia e Veterinária. Neste estudo, percebe-se a clara diferenciação entre a educação das camadas populares e a educação das elites. Destaca-se, ainda, o papel da filantropia na visbilidade do referido grupo.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples