A Escola de Belas Artes de Pelotas (1949-1973): trajetória institucional e papel na história da arte
Resumo
Esta tese é um estudo sobre a Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA ou EBAP), instituição de ensino de arte de nível superior que teve grande importância para o desenvolvimento das artes visuais da cidade de Pelotas, sendo a origem do atual Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CEARTE/UFPel). O trabalho se insere no campo de estudo da história das instituições educacionais, e está ancorado na proposta teórica da História Cultural e na Sociologia da Educação. A delimitação temporal é de 1949 a 1973, correspondendo às datas de sua fundação e de sua federalização, quando deixa de ser uma escola particular e passa a fazer parte da Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos da tese são entender por que a EBA adota o academicismo como seu estilo e método pedagógico, em meados do século XX, época de adoção do modernismo, e o mantém até o final dos anos sessenta, e também descobrir como a Escola se manteve em funcionamento durante os seus 24 anos de existência, sendo particular e gratuita. O trabalho foi desenvolvido por meio da coleta e análise de documentos. As principais origens dos documentos são o acervo da Instituição, o acervo da família da fundadora, entrevistas realizadas com pessoas que viveram a gênese e a trajetória da Escola, matérias de jornais da época e o diário da fundadora. Conclui-se que a EBA foi não só fundada, como também sustentada, pelos esforços da elite cultural pelotense, que apoiou e participou efetivamente do projeto, sempre sob a liderança de D. Marina de Moraes Pires. Esta participação se deu de tal modo, em uma relação tão estreita, que a EBA se configurou como um reflexo desta elite, sendo construída à sua imagem e semelhança, com os mesmos valores, mentalidade e a partir do mesmo imaginário. Assim, o academicismo característico da Instituição, de sua forma de ensino e de sua produção artística, foi determinado por fatores existentes na sociedade em que surgiu e se desenvolveu, dentre os quais o conservadorismo. E a Escola, sendo uma instituição de nível superior de ensino de arte, legitima o academicismo, influindo assim na História da Arte em Pelotas.