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dc.contributor.advisorKlein, Madalenapt_BR
dc.creatorSantos, Taiane Santos dos
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:08Z
dc.date.available2014-01-17pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:08Z
dc.date.issued2012-06-14pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Taiane Santos dos. Narrativas surdas: experiências na comunidade e na cultura surda e a constituição de identidades. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1686
dc.description.abstractThis dissertation has as its aims narratives about experiences in the deaf community and deaf culture. It has been inspirited on narratives that focus on the spaces captured the experiences of deaf people and the processes of formation of their identities. It focus on discussing how a specific community of deaf people are forming their identities through the experiences of life in the deaf community. The subjects were five deaf people, that through previously scheduled meetings were encouraged to tell and share their stories lived in the deaf community. There were three meetings, two in small groups ( two and three people) and the last with all members of the research. With the narrative stories it was possible to identify common but singular identities, each formed from the experiences and perceptions of the world individually. The research is in a space of socialization of memories and experiences recorded in the meetings and narratives elicited very rich in details about the constitution of identities .These processes have taken place often in the midst of conflicts and new conceptions about the importance of sign language, deaf culture, deaf community, deaf movement the association of the deaf, deaf identities , family and the deaf considered a reference for other deaf people . These categories of analysis that have emerged as brands that have strengthened the constitution of identities of research subjects. The aim with this research deconstruct historically constructed narratives that linked the deaf disability, presenting narratives through the eyes of a specific group on their stories of struggle and resistance, which help to understand the constitution of cultural identities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectNarrativas surdaspor
dc.subjectExperiências de vidapor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectCultura surdapor
dc.subjectDeafeng
dc.subjectDeaf storieseng
dc.subjectLife experienceseng
dc.subjectIdentities. deaf cultureeng
dc.titleNarrativas surdas: experiências na comunidade e na cultura surda e a constituição de identidadespor
dc.title.alternativeDeaf narratives: experiences in community and deaf culture and identity constructioneng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6616119094385232por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207173035684519por
dc.contributor.referees1Bussoletti, Denise Marcospt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3000225561008826por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como centralidade as narrativas surdas sobre experiências na comunidade e na cultura surda. Inspira-se em narrativas que focalizam os espaços das experiências de sujeitos surdos e os processos de constituição de suas identidades, com o intuito de problematizar como os surdos de uma comunidade específica vêm constituindo suas identidades através das experiências de vida na comunidade surda. Os sujeitos da pesquisa foram cinco surdos, que através de encontros previamente agendados foram estimulados a narrar e compartilhar suas histórias vividas na comunidade surda. Aconteceram três encontros, sendo dois em grupos pequenos (duas e três pessoas) e o último com todos os integrantes da pesquisa. Com as narrativas foi possível identificar histórias comuns, porém identidades singulares, cada uma formada a partir das vivências e percepções de mundo de maneira individual. A pesquisa constitui-se em um espaço de socialização de memórias e experiências registradas nos encontros e que suscitou narrativas riquíssimas em detalhes sobre a constituição de identidades. Esses processos deram-se, muitas vezes, em meio a conflitos e concepções novas sobre a importância da língua de sinais; da cultura surda; da comunidade surda; dos movimentos surdos; da associação dos surdos; das identidades surdas; da família e dos surdos considerados referência para outros surdos. Essas foram categorias de análise que surgiram como marcas que fortaleceram a constituição de identidades dos sujeitos da pesquisa. Pretende-se com esta pesquisa desconstruir narrativas construídas historicamente que ligavam os surdos à deficiência, apresentando narrativas, através do olhar de um grupo específico sobre suas histórias de lutas e resistência, as quais ajudam a entender a constituição das identidades culturais.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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