Show simple item record

dc.creatorManke, Lisiane Siaspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:10Z
dc.date.available2014-04-03pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:10Z
dc.date.issued2006-12-05pt_BR
dc.identifier.citationMANKE, Lisiane Sias. Docência Leiga: História de Vida de Professoras Primárias (Pelotas, 1960-1980). 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1691
dc.description.abstractThis dissertation has as it main focus the history lives of primary lay teachers, that is, teachers that started their professional lives without specific teaching formation. The aim of this study, however, is to investigate the social and professional trajectory of these teachers, searching for a discussion about how did they become teachers and their pedagogical practice. This research was done based on the history of thirteen primary lay teachers. The data gathering happened in two different ways: oral and written. The oral ones, were collected through free interviews, in which they had the freedom to speak about their personal and professional trajectories. The written ones, were given by the teachers or found in a school file, such as diary books, granted orientation for rural teachers, tests, certificates, and others. Nevertheless, the memory of primary lay teachers happened to be the main source. The thirteen teachers analyzed, started their professional activities in the rural area of Pelotas, between the decades of 1960 and 1980, having studied between the 5th grade to end of primary school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectProfessoras primárias leigaspor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectLife historyeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectPrimary lay teacherseng
dc.titleDocência Leiga: História de Vida de Professoras Primárias (Pelotas, 1960-1980)por
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6912448656987357por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como foco principal a história de vida de professoras primárias leigas, isto é, professoras primárias que iniciaram a profissão sem formação específica para o magistério. O objetivo deste estudo, portanto, é o de investigar a trajetória social e profissional destas professoras, buscando estabelecer uma discussão sobre como tornaram-se professoras e a forma pela qual desenvolveram a prática pedagógica. A pesquisa foi realizada com base na história de vida de treze professoras primárias leigas. A coleta de dados ocorreu a partir de dois tipos de fontes: orais e escritas. As fontes orais foram coletadas através de entrevistas livres, nas quais as depoentes tiveram a liberdade de falar sobre sua trajetória pessoal e profissional. As fontes escritas foram disponibilizadas pelas próprias professoras ou, ainda, localizadas no arquivo de uma determinada escola, e constituem-se em cadernos diários, subsídios orientadores para professores rurais, provas, certificados, entre outros. No entanto, a memória de professoras leigas apresenta-se como a principal fonte de pesquisa. As treze professoras analisadas iniciaram as atividades profissionais na zona rural do município do Pelotas, entre as décadas de 1960 e 1980, com escolaridade variando entre 5ª série do ensino primário e o ginasial.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinhapt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record