Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Avelino da Rosapt_BR
dc.creatorUlguim, Daltro Lucena
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.issued2006-12-20pt_BR
dc.identifier.citationULGUIM, Daltro Lucena. Filosofia educacional contemporânea do policial civil do Estado do Rio Grande do Sul: crítica da disciplina e dos aspectos ideológicos.. 2006. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1705
dc.description.abstractThis study aims at investigating the contemporary educational philosophy found at the Civil Police in Rio Grande do Sul state. The main research question refers to the possibility of criticizing ideological aspects of the state civil police officer s educational philosophy - since she is the society s disciplinary agent in order to propose an educational philosophy based on the social historical process and its proposals for the performance of his tasks. The starting point is my own practice entwined with the theoretical considerations of the interpretative model I used in this study. Thus, by understanding praxis as both theory and practice, I have presented my experience and the dialectical method. After the theoretical-practical principles are launched, I present the main elements that comprise the history of the Civil Police. Then, I determine the concepts of civil police and civil police officer. I also present a systematic study on the main theoretical categories found in this research: Power, Authority, Social Control, Discipline and Ideology. Eventually, I discuss the contemporary philosophical conception of the state civil police officer s education, based on the data previously collected. The aim is to understand the role of the Civil Police Academy, the civil police officer s discipline, and the image she gives to the society. To sum up, the general results confirm the hypothesis that nowadays the civil police officers in Rio Grande do Sul state are taught an Educational Philosophy that disciplines the society they belong to. Besides, some unexpected conclusions were arrived at, such as the existence of a hidden educational philosophy and the civil police officer s alienation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducação policialpor
dc.subjectFilosofia educacionalpor
dc.subjectPolícia civilpor
dc.subjectAlienaçãopor
dc.subjectDisciplinapor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectPolice officers educationeng
dc.subjectEducational philosophyeng
dc.subjectCivil policeeng
dc.subjectAlienationeng
dc.subjectDisciplineeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.titleFilosofia educacional contemporânea do policial civil do Estado do Rio Grande do Sul: crítica da disciplina e dos aspectos ideológicos.por
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0471050534246713por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.description.resumoO trabalho objetiva investigar a filosofia educacional contemporânea da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A questão orientadora da pesquisa refere-se à possibilidade de realizar a crítica dos aspectos ideológicos da filosofia educacional do policial civil do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto agente disciplinador da sociedade, para propor uma filosofia educacional do policial civil baseada na análise crítica do processo histórico social e suas propostas para o desempenho das funções do referido policial. O ponto de partida é a própria prática do autor entrelaçada à apresentação teórica do modelo interpretativo utilizado em todo o estudo. Assim, entendendo a práxis como teoria e prática conjunta, eu tenho presente a experiência e o método dialético. Uma vez lançados os fundamentos teórico-práticos, são apresentados os principais elementos que compõem a história da Polícia Civil. Em seguida, são determinados os conceitos de Polícia Civil e de policial civil. Do mesmo modo, é apresentado um estudo sistemático sobre as principais categorias teóricas que estão envolvidas no trabalho: Poder, Autoridade, Controle Social, Disciplina e Ideologia. Por fim, discute-se a concepção filosófica contemporânea da educação do policial civil do estado do Rio Grande do Sul, com base nos dados coletados, buscando compreender o papel da Academia de Polícia Civil, a disciplina do policial civil e a imagem que deste é transmitida à sociedade. Em síntese, o resultado geral alcançado comprova a hipótese de que atualmente os policiais civis do Estado do Rio Grande do Sul são educados com uma filosofia da educação para disciplinar a sociedade a que pertencem. Além disso, foram alcançadas conclusões imprevistas, como a existência de uma Filosofia Educacional oculta e a alienação do Policial Civil.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples