dc.contributor.advisor | Oliveira, Avelino da Rosa | pt_BR |
dc.creator | Manzello, Viviane Chequini | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:18Z | |
dc.date.available | 2012-05-10 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:18Z | |
dc.date.issued | 2007-08-20 | pt_BR |
dc.identifier.citation | MANZELLO, Viviane Chequini. Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1707 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Multiculturalismo | por |
dc.subject | Interculturalismo | por |
dc.subject | Totalidade | por |
dc.title | Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2759451638687935 | por |
dc.contributor.advisorID | | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6451513910863914 | por |
dc.description.resumo | O estudo de temas como o multiculturalismo e o interculturalismo é imprescindível na análise do complexo das relações sociais, em face da desigualdade e da discriminação que atualmente são latentes em nossa sociedade. A escola, como parte desse todo orgânico que compõe a
sociedade, não pode abster- se desses assuntos. Assim, objetiva- se demonstrar que tanto as teorias multiculturais como as interculturais, ainda que estabeleçam relações entre as culturas, se não considerarem as relações humanas como uma totalidade complexa e supervalorizarem alguma das três
mediações básicas da existência, quais sejam, as relações culturais, econômicas ou políticas, tornam- se insuficientes na análise dos problemas sociais, mais especificamente na escola, e acabam colaborando na manutenção do status quo . Ao longo do estudo, dedicou- se atenção às teorias multiculturais e interculturais, que serviram de base de análise para, assim, chegar- se à escola e decifrar as dificuldades no trato da pluralidade cultural nesse ambiente, sempre demonstrando as deficiências e as benesses dessas teorias quando utilizadas como referencial pedagógico. Realizaram- se
entrevistas e observações, além de intensa pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Conclui- se que a teoria multicultural aliada à intercultural na sua vertente marxista podem ser meios importantes para a comunidade escolar na
luta contra o preconceito e a discriminação, bem como no desmascaramento das ideologias dominantes e no fortalecimento da classe trabalhadora. Desse modo, a escola deve utilizar- se da teoria intercultural que contempla a
multiculturalidade do ambiente, sempre realizando a inter- relação da problemática resultante da pluralidade cultural com os demais aspectos que compõem a relação homem- mundo, ou seja, os aspectos políticos e econômicos. É nesse complexo de relações que os fatos sociais estão inseridos, sendo, portanto, imprescindível uma análise voltada para essa
totalidade. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |