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dc.contributor.advisorOliveira, Avelino da Rosapt_BR
dc.creatorManzello, Viviane Chequini
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.issued2007-08-20pt_BR
dc.identifier.citationMANZELLO, Viviane Chequini. Uma escola intercultural para uma sociedade multicultural. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2007.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1707
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subjectInterculturalismopor
dc.subjectTotalidadepor
dc.titleUma escola intercultural para uma sociedade multiculturalpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2759451638687935por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.description.resumoO estudo de temas como o multiculturalismo e o interculturalismo é imprescindível na análise do complexo das relações sociais, em face da desigualdade e da discriminação que atualmente são latentes em nossa sociedade. A escola, como parte desse todo orgânico que compõe a sociedade, não pode abster- se desses assuntos. Assim, objetiva- se demonstrar que tanto as teorias multiculturais como as interculturais, ainda que estabeleçam relações entre as culturas, se não considerarem as relações humanas como uma totalidade complexa e supervalorizarem alguma das três mediações básicas da existência, quais sejam, as relações culturais, econômicas ou políticas, tornam- se insuficientes na análise dos problemas sociais, mais especificamente na escola, e acabam colaborando na manutenção do status quo . Ao longo do estudo, dedicou- se atenção às teorias multiculturais e interculturais, que serviram de base de análise para, assim, chegar- se à escola e decifrar as dificuldades no trato da pluralidade cultural nesse ambiente, sempre demonstrando as deficiências e as benesses dessas teorias quando utilizadas como referencial pedagógico. Realizaram- se entrevistas e observações, além de intensa pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Conclui- se que a teoria multicultural aliada à intercultural na sua vertente marxista podem ser meios importantes para a comunidade escolar na luta contra o preconceito e a discriminação, bem como no desmascaramento das ideologias dominantes e no fortalecimento da classe trabalhadora. Desse modo, a escola deve utilizar- se da teoria intercultural que contempla a multiculturalidade do ambiente, sempre realizando a inter- relação da problemática resultante da pluralidade cultural com os demais aspectos que compõem a relação homem- mundo, ou seja, os aspectos políticos e econômicos. É nesse complexo de relações que os fatos sociais estão inseridos, sendo, portanto, imprescindível uma análise voltada para essa totalidade.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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