Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Aline Ferraz dapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.issued2008-10-31pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aline Ferraz da. Pelo sentido da vista: um olhar gay na escola. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1709
dc.description.abstractIn this dissertation I present a research on students of a public school in Pelotas/RS, discussing the effects of non-normative sexual identities in the curriculum. It s first movement started with discomfort and homophobic attitudes over a singular group of three gay students in the school were I act as a teacher. My main reference is Michel Foucault s thoughts about the historical and discursive construction of concepts such as sexuality, identity, difference and normality which have been serving to create and sustain patterns of conduct. From the interviews with the group of students, I view the obligation of a heterosexual identity in school and some strategies that go through this discourse. I develop my arguments based on the unfixing potential of the group, intending to think about the unthinkable in the curriculum. This work began with the visibility of non-normative sexual identities that escape from the so called rule of compulsory heterosexuality the conception that the heterosexual position comes from nature and it is a human principle , challenging through difference the normalizing and equalizing tendency of education. The way this group of students stands and construct their bodies crosses the borders of the masculine and the feminine, presenting theirselves as difference that escapes from binary classifications and, at the same time, turns unnatural the sexual and gender identities based in biological principles which define males and females. Difference that goes through the norm and it s impossible reducing it to identity, that blurs the separation between nature and culture, showing that there s nothing beyond the last term. In the signification system that is the curriculum, the same time production of identity and difference goes through conceptions and knowledge considered legitimate, justified by medical, biological, anatomic and gender principles. I consider that by showing themselves as difference that confronts the normative sexuality, difference that the curriculum tries to assimilate through its reduction to tolerated diversity; the research subjects take the unexpected to the school, making possible to think about curriculum also as a place of identities deconstruction. In this direction, I consider important to think a kind of non-heteronormative education, that produces differences and deconstruct/construct other identities instead of trying to crystallize them.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectGaypor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectGayeng
dc.titlePelo sentido da vista: um olhar gay na escolapor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0274946030562282por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.description.resumoNesta dissertação apresento uma pesquisa com estudantes de uma escola estadual na cidade de Pelotas/RS, em que discuto os efeitos de identidades sexuais não normativas no currículo. A problemática teve seu primeiro movimento impulsionado pelas manifestações de desconforto e homofobia com relação a um grupo específico de três estudantes gays na comunidade escolar em que atuo como professora. Utilizo como referência o pensamento de Michel Foucault, especialmente a construção histórica e discursiva de conceitos como sexualidade, identidade, diferença e normalidade que têm servido para criação e manutenção de padrões de conduta. A partir dos depoimentos do grupo de estudantes, abordo a compulsoriedade da identidade heterossexual na escola e algumas estratégias que permitem vazar esse discurso. Desenvolvo minha argumentação com base no potencial desestabilizador desse grupo, que desacomoda o cotidiano escolar, na intenção de pensar o impensável no currículo. Esse trabalho partiu da visibilidade de identidades sexuais não normativas que fogem à suposta regra da heterossexualidade compulsória a concepção de que a posição identitária heterossexual é um dado da natureza e pressuposto universal do ser humano desafiando a tendência normalizadora e homogeneizadora da educação pelo traço da diferença. A forma como esse grupo de estudantes se posiciona e constrói seus corpos cruza as fronteiras do masculino e feminino, se apresentando como diferença que escapa às classificações binárias e desnaturalizando as identidades sexuais e de gênero que se baseiam em princípios biológicos definidores de machos e de fêmeas. Diferença que atravessa a norma e é irredutível à identidade, que apaga a separação entre natureza e cultura, mostrando que não há nada além desse último termo. No sistema de significações que é o currículo, a produção conjunta da identidade e da diferença se dá a partir de concepções e saberes considerados legítimos, justificados pelos pressupostos médicos, biológicos, anatômicos e de gênero. Considero que, ao se apresentarem como a diferença que confronta a sexualidade normativa, diferença que o currículo tenta assimilar e despotencializar através de sua redução à diversidade tolerada, os sujeitos da pesquisa levam o imprevisto para a escola, possibilitando que se pense o currículo como local também de desconstrução das identidades. Nessa direção, considero relevante pensar uma educação não heteronormativa produtora de diferenças que desconstrua e/ou produza outras identidades, ao invés de tentar cristalizá-las.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Vieira, Jarbas Santospt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples