Show simple item record

dc.contributor.advisorVieira, Jarbas Santospt_BR
dc.creatorSilva, Fabrício Tavares Santos
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:19Z
dc.date.available2010-01-15pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:19Z
dc.date.issued2008-11-28pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fabrício Tavares Santos. Escrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formação. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1714
dc.description.abstractThis research problematizes writing as an experience of formation. Jorge Larrosas s analyses in the field of education, about experience as that which happens to us, as that which destabilizes the subject in his/her references of the world, serve as the starting point for pursueing the hypothesis of a more poetical writing, able to constitute an experience of dissolution and, in this sense, an experience of transformation of the subject who writes. Thus, experience here figures as a category of analysis to think processes of formation that, through writing, may also be constituted from a certain dissolution of the borders which define or delimit the domains of knowledge. With that in mind, the essay is adopted as the method of composition of the research, for being a hybrid genre of writing which, located between literary and philosophical writing, is bound to produce not only other forms of writing, but also other forms of relation with reading in academic spaces. The empirical field of the research has been constituted based on a reflection about the experience of writing the theater play The Seasons in the City: a theatrical exercice in four movements. Such experience has greatly motivated the development of the study here presented.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectWritingeng
dc.titleEscrever, pintar palavras, desenhar pensamento: escrita como experiência de formaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0957189457920952por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo problematizar a escrita como experiência de formação. Partindo de algumas análises de Jorge Larrosa, no campo da Educação, sobre a experiência como aquilo que nos passa, como aquilo que desestabiliza o sujeito em suas referências de mundo, persegue-se a hipótese por uma escrita de cunho mais poético que possa constituir-se como experiência de dissolução e, neste sentido, como experiência de transformação do sujeito que escreve. Sendo assim, a experiência figura aqui como uma categoria de análise para pensar processos de formação que, através da escrita, possam também constituir-se a partir de uma certa dissolução das fronteiras que definem e delimitam os territórios de conhecimento. Desde esse ponto adota-se o ensaio como método de composição da pesquisa, por ser ele um gênero híbrido de escritura que, situado entre uma escrita literária e uma escrita filosófica, tende a produzir não somente outras formas de escrita, como também outras formas de relação com a leitura no espaço acadêmico. O campo empírico da pesquisa constitui-se a partir de uma reflexão sobre a experiência de escrita do espetáculo As Estações na Cidade: exercício teatral em 4 movimentos. Experiência esta que motivou em grande parte o desenvolvimento do estudo aqui apresentado.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record