Mostrar registro simples

dc.creatorTillmann, Reinaldo Luiz Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:19Z
dc.date.available2013-08-12pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:19Z
dc.date.issued2009-06-19pt_BR
dc.identifier.citationTILLMANN, Reinaldo Luiz Xavier. Trabalho e educação: os coletivos pedagógicos de Makarenko. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1717
dc.description.abstractThe present thesis focuses on the subservience bias that the capitalist work relations go through, supported by the teachings of Émile Durkheim upon analyzing the process of social division of work. Confronting Durkheim s complexity, it considers Marx s revelations on the possibility of emancipation grounded on an educational principle which exists in the labor environment that is structured on the understanding of what Karl Marx defines as the emancipation of all mankind towards a new awareness of the social division of work. It points to the pedagogical collectivities which were reported and experienced by Anton MakarenKo as a possible description of Marx s emancipation process and speculates that the university may be the propelling agent for the emergency of an educational principle present in our contemporary world.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectSubordinaçãopor
dc.subjectMundo do trabalhopor
dc.subjectColetivos pedagógicospor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectEmancipationeng
dc.subjectSubservienceeng
dc.subjectLabor environmenteng
dc.subjectPedagogical collectivitieseng
dc.subjectUniversityeng
dc.titleTrabalho e educação: os coletivos pedagógicos de Makarenkopor
dc.title.alternativeWork and education: Makarenko s pedagogical collectivitieseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0629285635854641por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o viés de subordinação que atravessa a relação de trabalho capitalística, utilizando-se para esta afirmação dos ensinamentos de Émile Durkheim ao analisar o processo de divisão social do trabalho. Apresenta como contestação ao emaranhado durkheimiano a denúncia marxiana da possibilidade de emancipação a partir de um princípio educativo presente no próprio mundo do trabalho e que se estrutura justamente a partir do entendimento do que Karl Marx define como a emancipação de toda a humanidade por uma nova consciência do processo de divisão social do trabalho. Aponta os coletivos pedagógicos relatados e vivenciados por Anton Makarenko como uma possível descrição do processo marxiano de emancipação e conjectura que a universidade pode ser um fator propulsor de emergência do princípio educativo que se encontra presente neste mundo.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Avelino da Rosapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples