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Estratégias de constituição histórica de uma escola rural
dc.contributor.advisor | Kieling, José Fernando | pt_BR |
dc.creator | Valente, Sibelie Souto | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:48:20Z | |
dc.date.available | 2012-05-10 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:48:20Z | |
dc.date.issued | 2008-12-10 | pt_BR |
dc.identifier.citation | VALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tempo integral | por |
dc.subject | Escola rural | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Full-time | eng |
dc.subject | Field school | eng |
dc.title | Estratégias de constituição histórica de uma escola rural | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5381474175333657 | por |
dc.description.resumo | Este estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande. | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
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PPGE: Dissertações e Teses [792]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.