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dc.contributor.advisorKieling, José Fernandopt_BR
dc.creatorValente, Sibelie Souto
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.issued2008-12-10pt_BR
dc.identifier.citationVALENTE, Sibelie Souto. Estratégias de constituição histórica de uma escola rural. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1718
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTempo integralpor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectFull-timeeng
dc.subjectField schooleng
dc.titleEstratégias de constituição histórica de uma escola ruralpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5381474175333657por
dc.description.resumoEste estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de investigação que colocou em questão as articulações da escola com a comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da escolarização. Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos. O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso, chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa, Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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